sexta-feira, janeiro 02, 2009

O prometido é devido

Não me enterrei em livros ou em textos da internet para aprender alguma coisa sobre centopeias. Na verdade, não aprendi nada, e a pesquisa que realizei foi quase nula, conseguindo, no entanto, puxá-la um pouco para cima e encaixá-la na secção das "pesquisas bastantes insuficientes". Como o prometido é devido, aqui vai algo sobre os nossos amigos patudos: (podem ficar com a sensação que o que se segue é copy-paste de um site. Não faço comentários sobre isso, vou deixá-los mergulhar nesse mistério sem uma resposta para terem algo em que pensar naqueles momentos antes de adormecer).

Centopeia - É um predador que não é esquisito na comidinha. Os insectos fazem parte do seu menu, mas (e isto tem piada) não se sabe ao certo o que realmente come, comendo quase tudo com corpo mole e tamanho acessível. Suspeita-se que as minhocas sejam uma grande fonte de alimentação. Aprecia locais húmidos uma vez que perde muita água. Vive em vários tipos de habitat - savanas, florestas, desertos, entre outros.


Pensei que escrever sobre o ambiente e a alimentação das centopeias seria mais interessante do que o solo preferido, pelo menos para quem pretende criar uns bichinhos destes. Para além disso, pesquisar especificamente acerca do solo preferido das centopeias pareceu-me uma tarefa bastante mais difícil e um pouco mais parva.


Saudações