domingo, agosto 31, 2008

Os três talheres...

Eram uma vez três talheres que decidiram fazer um prato. O primeiro fez um prato de palha. Veio o utilizador e, como a comida estava quente, soprou e o prato voou. O segundo [...]. O terceiro fez um de loiça e esse resistiu. Não criei o título deste post apenas para fazer um trocadilho com a história dos três porquinhos. Criei-o porque há algo que me aflige há algum tempo e que são as refeições que vêm acompanhadas de três talheres: um garfo, uma faca e uma colher.

O exemplo mais comum disto é num restaurante chinês, quando pedimos gelado frito. Para começar o conceito de gelado frito é, já em si, estranho. É aquecer uma coisa que é gelada. Faz tanto sentido como um gelado de chocolate quente. Mas a acompanhar este erro da culinária vem geralmente acoplado um kit de três talheres. A minha recorrente pergunta, que inclusivé já cheguei a colocar ao empregado do restaurante, mas à qual ele me responde sempre a sorrir e dizendo "Quele pauzinhos pala comele gelado?", é "O que é que eu devo fazer com estes três talheres?".

Eu nasci com dois braços, os quais têm na extremidade uma mão cada um, perfazendo um total de duas mãos. São estas mãos que são utilizadas para segurar os talheres. Ora, fazendo as contas, com duas mãos faria sentido virem dois talheres. Mas o que é que esta gente dos restaurantes faz? Como não sabem exactamente com que talheres se deve comer um gelado frito, porque se por um lado é gelado deveria ser comido com uma colher, por outro é um frito, e tal como os douradinhos, deveria ser comido de garfo e faca, dão-nos os três talheres e deixam a decisão nas nossas mãos (literalmente).

É aqui que reside sempre a minha dúvida. Eu vou a um restaurante para que me sirvam, para que eu não tenha de pensar muito, para me divertir. Estes senhores fazem-me a perder o meu tempo, e fazem com que o meu gelado acabe por derreter, pelo simples facto de não terem dito para eles "O gelado frito é com garfo e faca!". Não custava nada e eu não tinha de ficar com uma casca frita e um "molho" de baunilha no meu prato. É que quando chega o gelado eu vejo-me obrigado a fazer as três combinações possíveis de talheres: Garfo+Faca, Garfo+Colher, Faca+Colher. É que todas são viáveis e com todas é possível comer a sobremesa, embora tenhamos de ser bastante rápidos a fazer a decisão se optarmos pela primeira hipótese, uma vez que se torna muito difícil apanhar o que resta do gelado de baunilha com o garfo. Partimos então para a segunda hipótese, que sendo também possível, torna-se difícil de concretizar devido à dureza substância crocante à superfície do gelado. O lógico seria então a terceira hipótese. Mas que raio de combinação de talheres é esta? Nunca vi, num restaurante, um prato a vir acompanhado de uma faca e de uma colher.

Sinceramente não sei o que fazer, mas penso que para tornar este jogo mais divertido, seria interessante juntarem também dois pauzinhos e um daqueles instrumentos para servir o esparguete ao kit que acompanha o gelado.

3 Comments:

At 10:17, Anonymous Anónimo said...

tu andas é a comer gelados com a testa...

 
At 17:02, Anonymous Anónimo said...

Estás mesmo a passar-te. Isso é mesmo falta de actividade.... ócio....ócio..... é coisa que não te falta. Tomara que comecem as aulas rapidamente, para começares a raciocinar.

 
At 19:20, Anonymous Anónimo said...

Por mim, opto por utilizar o garfo e a faca, embora já tenha colocado a questão de saber qual a utilidade da colher. A não ser que seja para apanhar o que se foi descongelando enquanto comia. Em todo o caso, acho que não é grave e cada um utilizará os talheres conforme o que lhe der mais jeito.

Abraços
Joaquim

 

Enviar um comentário

<< Home