sábado, outubro 04, 2008

CAPTCHA!

O acrónimo CAPTCHA deve derivar de Caraças As Palavras esTão Complicadas paHra cAraças! Peço desculpa pela minha idiotice, mas depois de ver tantos CAPTCHAs os neurónios começam a deixar de funcionar. O que é o CAPTCHA? Para vos explicar temos de voltar uns anos atrás.

O primeiro computador surge com a invenção do transístor... Ok, não é necessário ser tantos anos. Vamos andar um pouco para a frente até ao surgimento da internet. Já estamos no ano em que surgiu a internet e se começaram a trocar e-mails? Ok. Então decerto se lembrarão que foi mais ou menos nesta altura que surgiram as primeiras mensagens de spam. Querem que explique o que é o spam? Irra, que vocês são chatos... O spam são aqueles e-mails que recebemos e que nos prometem relações sexuais duradouras, se comprarmos um comprimido qualquer milagroso, ou que nos prometem fotografias e vídeos de moças desnudadas. São portanto aqueles e-mails que devem ir directamente para o lixo sem passar pela casa de partida, nem receber 2000 escudos. Aliás o acrónimo SPAM significa Só Porcaria no(A) Mail. Senti que por momentos vocês acreditaram que eu ia de facto dizer qual era a origem etiológica da palavra spam.
Bom, e onde é que entra o CAPTCHA no meio disto tudo? Entra no sentido de combater o spam. Como? Uma vez que actualmente o spam já não está só nas caixas de e-mail, mas também sob a forma de comentários em blogs ou em qualquer sítio na internet onde se possa deixar uma mensagem, e já que muitas destas mensagens de spam são enviadas por robots que procuram justamente esses sítios onde se podem deixar mensagens, uns senhores da informática decidiram arranjar uma maneira de impedir que esses robots conseguissem publicar o spam.

Como é que eles o fizeram? Pensaram o que seria difícil um robot fazer automaticamente, e chegaram à conclusão que seria ler letras a partir de uma imagem, os tais CAPTCHAs. Obviamente que os senhores do spam arranjaram logo uma maneira de por esses robots a ler estas letras. Foi necessário então arranjar mais artifícios para impedir que os robots o façam. Então aproximaram mais as letras, para os robots não perceberem onde começa e acaba cada letra; passaram a colocar as letras em várias fontes, para os robots não saberem de que tipo de letra estão à espera; distorceram as letras; desfocaram as letras; ou colocaram riscos por cima das palavras.

O problema é que ao fazerem tudo isto esqueceram-se de uma coisa, é que os humanos é suposto continuarem a conseguir ler aquilo! Eu já vi algumas destas coisas tão complicadas que fiquei na dúvida se aquela letra era um Q ou um I. Eu acho que isto está a chegar a um ponto em que vamos ter de instalar um programa de spam no nosso computador que seja capaz de deslindar que letras são aquelas...

Se ainda têm dúvidas do que é um CAPTCHA ou se nunca viram nenhum, tentem publicar um comentário aqui no blog, já que este evita mensagens de publicidade nos comentários recorrendo a este método.

1 Comments:

At 18:31, Anonymous Anónimo said...

É difícil de compreender,mas com a tua explicação na parte final, parece que fiquei com a ideia do que é CAPTCHA.aBCS.jOAQUIM.

 

Enviar um comentário

<< Home