segunda-feira, janeiro 09, 2006

Casca de laranja!

Sei que o Natal já lá vai, mas por enquanto ficam os restos. Ainda há por aqui restos de bolo rei. Penso que estes pedaços que ainda restam aqui por casa foram descongelados há pouco tempo, caso contrário penso que poderia usá-los como arma de defesa pessoal, contra possíveis invasores da minha casa. Um bolo rei com 15 dias ainda é coisa para aleijar quando é violentamente atirada à cabeça de um meliante.

O que me preocupa neste bolo é a casca de laranja que certas pastelarias insistem em colocar no bolo! Porquê?
Durante toda a minha infância fui ensinado a descascar a fruta, seja de banana ou laranja, sempre me disseram que a casca não era para comer! Quem foi então o génio que decidiu incorporar a casca de laranja no bolo rei? E se pôs a de laranja, porque não por também a de banana? É verdade que na minha vida a coisa que mais vi não foram pessoas a comer bolo-rei, mas posso afirmar com certeza, que das poucas pessoas que vi, todas colocavam a casca de laranja de lado. Aliás é curioso ver quando um bolo já vem partido para a mesa, as pessoas comecem a comê-lo precisamente do lado oposto ao da casca, sendo as fatias que contém a casca as últimas a ser comidas.
Gosto de bolo rei! Sim, sou culpado! Mas tirem-me o raio da casca, aquilo sabe mal que se farta. Se descascam as laranjas e as comem, o bolo rei não é o sítio para colocarem as cascas, esse sítio é o caixote do lixo.
Mas há pastelarias ainda mais arrojadas, no outro dia encontrei ananás num bolo! Sim ananás! Não era suposto aquilo ter só fruta cristalizada e fruta seca? Agora também já tem fruta enlatada? Qualquer dia temos atum e pêssego em calda no bolo. Senhores pasteleiros, essa coisa da inovação é gira, mas estão a chegar a um ponto em que já não é possível inventar mais. Porque não mantermo-nos num ponto em que toda a gente é feliz?

3 Comments:

At 22:40, Anonymous Anónimo said...

Hum... Não me faças alargar quanto a modificações no bolo rei... Fikei extremamente desolada qd tiraram os presentes (akeles bonekinhos de metal)!! BUAAAAAHHH :'( O bolo rei nunca foi o mesmo.. Tudo por causa de uma treta de perigo de asfixiamento! ALÔ!!! Toda a gente sabe k no bolo rei vem um bonequinho de presente! Assim como a fava!!! (hum.. essa tb já está em vias de extinção...) Era preciso ser mta golipão para não sentir uma bola dura de uma cena metálica enrolada em papelão com algum bolo pegado!!
E agora?.. Onde está akela ansiedade de saber a kem irá calhar o presente? E a pressa de desemrulhá-lo para saber o k é?..
Eu sei k não eram a cenas mais gira dum mundo... umas foleirices em 'prata' e tal... mas era giro! Agora tudo n passa de memórias!

Já viste André? Se tirassem a casca da laranja, daki a uns tempos dirias «Eh pah... Tenho saudades de servir uma fatia de bolo rei e tirar a casca de laranja para o lado! Agora é feito com ananás e pêssego em calda.. É a lei do menor esforço!»

Eu estou p'ra aki a dzr isto, mas eu nc como a fruta cristalizada da cobertura.. seja casca ou n... ;p

 
At 14:45, Anonymous Anónimo said...

A_R_I, ainda existem esses bonequinhos de metal nso bolos. ;)

 
At 20:25, Anonymous Anónimo said...

Não não... só se for num Portugal mto profundo, porque foi mesmo proibido! Até deu nos jornais e tudo! E aki em casa até se come mt bolo Rei e já não apanhamos disso há mt tempo..

 

Enviar um comentário

<< Home