segunda-feira, dezembro 19, 2005

Dissertações Natalícias....

A história dos Três Reis Magos... ahh, é tão bonita! Os Reis Magos são uma das mais importantes referências da mitologia Cristã, para além de terem óptimos nomes para Gatos. Sim, o gato da minha irmã chama-se Gaspar e temos projectos para chamar aos sucessores "Melchior" e "Baltazar".
Anyway, alguns aspectos da história são, no mínimo, controversos. Reza a lenda que viram uma certa estrela, cujo nome desconheço, e resolveram segui-la. Humm, certo. E que, ainda por cima, a estrela andava. Ok, embora todas elas andem de facto (e quanto mais perto estão, mais se mexem elas), só ao fim de umas quantas centenas de anos eles teriam alguma chance de reparar... Portanto, a menos que tivessem estado a fumar uma antes de a verem no cimo do Coqueiro, a estrela não andava. Ou então só chegavam lá os seus esqueletos. Ou então o sítio era muuuito perto.
Ou então imagino a cena: "Xegue, Xegue, Xegue, sempre recto..." E só paravam uns quantos anos-luz mais à frente, obviamente longe de Belém. Festejar o nascimento de um bonito extraterrestre...

Ponto dois: mas que raio de presentes para um puto, hem? Admito, há 2000 anos não havia Chico ou Toy'r'us (passo a publicidade e tal...)
Portanto, vamos lá ver:

  • Incenso: útil, afinal o menino Jesus nasceu num estábulo. E como o André disse e muito bem, só lá havia gado e tal. Assim sendo, este item seria pois de maior uso por parte de Maria, e não do Menino.
  • Mirra.... ainda hoje estou para saber o que é isso ao certo. (Esperem, vou ver ao Google, para não parcer mais ignorante do que sou). Ok, diz então que a Mirra é um arbusto das regiões desérticas e que tem efeitos adstrigentes, calmantes, etc. Mais uma vez, seria Maria quem tiraria maior benefício desse presente, uma vez que devia estar dorida do parto (embora nas representações convencionais nos presépios não pareça estar cansada... nem gorda...questões a serem analisadas com mais detalhe noutro post)
Assim, só nos sobra o Ouro, o único presente que realmente daria jeito ao puto. Mas tendo em conta que, provavelmente, só poderia mexer nele aos dezoito anos... Mas mesmo assim, heis uma prenda que até gostaria de receber pelo Natal. Ouro, e mais OURO, OURO E MAIS... Ok, eu paro.

Terceiro ponto: Magos porquê? Se realmente fossem feiticeiros, o mais provável era serem olhados com desconfiança - inclusivamente a história nem sequer chegaria aos nossos dias, a Inquisição trataria de a abafar. Um dos pilares da Religião Cristã ser visitado por Bruxos??? Heresia, decerto! Reis Bruxos?? E ainda por cima deviam certamente ser árabes: espanta-me que os Texanos não tenham já abolido esta história das escolas primárias e catequeses!! (Ok, confesso, Maomé nasceu 570 anos depois... desculpem, não pude resistir em denegrir o Texas....)
E além disso, onde já se viu Três Reis a confratenizar pacificamente nesses tempos conturbados? Fazendo uma viagem potencialmente longa sem se tentarem matar uns aos outros?! Grandes Viagens = Muitos possíveis "Acidentes".

E estávamos em plena ocupação romana, não havia então Reis para ninguém...Seriam Reis de quê, afinal de contas? Dos presentes maus?
Enfim, grandes questões.

E viveram (in)felizes para sempre.
The End.

6 Comments:

At 00:49, Anonymous Anónimo said...

Bem... o que lá se passou, por lá ficou, não sou desse tempo (felizmente), agora, o que se sucederia hoje em dia, isso sim, era uma estória em que nos identificávamo nos muito mais. Primeiro, Maria pegava no seu telemóvel 3G com 1 milhão de cores, máquina fotográfica de 1.3 megapixeis e mandava uma foto aos Reis Magos pa avisar que o puto já tinha nascido. Mal vissem a estrela, os Reis Magos, vestidos eles à skater, surfista e beto, davam uma pastilha a ela, e aí acabava-se aquele atraso de dias... ou então simplesmente pegavam no seu GPS e em vez de 3 camelos seria mais um carro com 2100 cavalos. Chegavam lá, e deparariam-se com uma casa patrocinada e mobilada pela fenomenal empresa sueca IKEA. E em último, em vez de incenso, mirra e ouro, seria mais uma playstation portátil, PSP, um portátil, pentium VII, 100 GB de disco, com DVD-R e ecrã táctil, e finalmente um BMW Z4 para a posterioridade, 18 anos depois, para depois não se queixar de ter os pés todos lixados de tanto andar...

Uma pergunta: Alguém sabe porque é que o pai natal veste de vermelho e branco???

 
At 12:55, Blogger André said...

Genial essa historia dos dias de hoje açoreano!
Realmente conclui-se que todas as prendas seriam para Maria, para quê que um gajo queria ouro? Isso é coisa de mulheres, 'tá bem que ele tinha cabelo comprido, mas também tinha barba, ASSIM À HOMEM! A menos que pensasse em transformar o ouro em crucifixos para pendurar ao peito (kinda like the bling bling!).

Quanto ao pai natal vestido de vermelho e branco, já ouvi dizer que foi inventado pela coca-cola. E já agora, porquê o pai natal? O gordo não estava lá na altura, pelo menos nunca o vi em nenhum presépio...

 
At 13:08, Blogger Area said...

looooll Exactamente, Açoreano, seria mais ou menos assim! Claro que Maria, depois de dar à luz o Menino Jesus, ia a correr pôr botox e fazer uma lipo para estar com bom aspecto nas fotos. Afinal, não é todos os dias que se dá à Luz o Salvador.
Isso e José com a cabeça ás voltas com essa história da Imaculada Concepção (ya, ya..)
Ou então, em vez de ser um Surfista, um Beto e um Skater, seriam Lili Caneças, José Castelo-Branco e Serginho: claro está que o Puto ficava logo traumatizado e não Salvava coisíssima nenhuma.

Quanto ao Ouro, é claro que é coisa de homem: homem que é homem anda com a sua correntezinha de ouro de 24 kilates ao pescoço e faz questão de usar a camisa bem aberta para a mostrar! (É claro que se tem azar de cair no rio...chapéu!).

Também ouvi dizer que o Pai Natal vestia-se de Vermelho e Branco por causa da Coca-Cola... E agora que falas nisso... Pai?... A Maria era uma maluca... qual Imaculada Concepção, qual quê!!

eh eh eh eh (riso sacana)

 
At 14:44, Anonymous Anónimo said...

lolol, porquê pai natal não sei... mas é vermelho e branco por causa da coca-cola sim senhores. Antes cada aldeia tinha as suas cores de Pai Natal, mas como as cores da coca-cola são vermelho e branco, e foi numa altura de grande globalização dessa óptima bebida que não faz mal nenhum, adoptaram todos o vermelho e branco... se não fosse a coca-cola, ainda veríamos lá na faculdade um Pai Natal roxo e branco.... god bless coke

 
At 15:21, Blogger RUBEN! said...

Posso ser alvo da crítica, mas já há algum tempo que acompanho este blog, por conselho da PharmaChica, e na generalidade penso que o Andre e o Jam têm uma escrita de acordo com a 'onda' adoptada, ideias engraçadas, histórias caricatas, onde a leitura é fluida e interessante. Por sua vez, a Area, possui uma escrita enfadonha, pesada, onde temos de fazer um esforço para conseguir estar preso ao texto do início ao fim, falta-lhe a tal ‘fluidez’ que falei dos anteriores bloggers, por vezes, as ideias até são boas, mas são mal aproveitadas (é a minha humilde opinião, não quero que esta crítica seja vista negativamente, mas sim construtivamente...).

Cumprimentos e um Bom Natal,

Ruben Oliveira

 
At 21:24, Anonymous Anónimo said...

Area! Era uma estrela cadente amiga!!! Por isso é q os reis magos a seguiram... E tb n precisa d ser d nenhuma constelação X-pto... basta ser cadente! É q este assunto toca-m... Lembras-t do teatro no acampamento?? loool(private...)! Mas d resto... nd a apontar! **

 

Enviar um comentário

<< Home