quarta-feira, dezembro 21, 2005

Nomes vulgaris, L.

E aí está, André pega no teclado, começa a escrever, escreve dez caracteres, faz uma virgula, passa dois parágrafos e... é POST DE NATAL! POOOOOOOOOOOOST de Natal! É mais um post de Natal de André, ele que é o melhor blogger de Natal do Kassabian.

Uma coisa que me faz espécie é o nome dos bolos e doces que são servidos no Natal, vou apresentar alguns e sugestões para melhores nomes.
1º Os sonhos. Porque se chama àqueles pedaços de massa doce, polvilhados com açúcar e canela e completamente ocos, sonhos? Sinceramente, nunca tive um sonho com massa doçe e que envolvesse açúcar e canela. Bom tive um, mas também entrava a Angelina Jolie e chantily, mas isso agora não interessa muito. Não vejo razão para continuarmos a chamar-lhes sonhos, proponho bolas ocas com açúcar e canela. Sei que para o marketing pode não ser tão bom, mas não podemos pensar apenas de modo capitalista.
2º O bolo rei. O que é que aquilo tem de rei? É aquele o rei dos bolos? Conheço bolos com melhor aspecto e que mais facilmente chegariam a reis do que aquele burguês dos bolos. Talvez lhe tenham dado este nome por parecer uma coroa, mas exprimentem por uma coisa daquelas na cabeça e governar um país (Aviso! Piada política: se calhar o ridículo da figura não era muito diferente da actual sem o bolo). Proponho então, bolo com buraco e cheio de tudo o que é frutos secos e cristalizados.
3º As rabanadas. Não vou fazer qualquer tipo de comentário, se alguém tiver ideia da razão deste nome que me diga alguma coisa. Mas eu tenho a minha teoria. Eu acho que estes doces/bolos (?) eram sonhos, mas alguém se sentou em cima deles e ficaram espalmados, daí o seu nome. Já foi adoptada uma alternativa a este nome, fatias douradas. Também me parece sublime, mas é só para avisar o daltónico que criou esta nomenclatura que aquilo é castanho ou amarelo, nunca dourado!

São estas as maravilhas da culinária desta semana, desejo a todos um santo Natal e um feliz Hannukah, com muitas Páscoas!