sábado, janeiro 07, 2006

Bons...

Acordo, bom dia!
Chego à faculdade à tarde, boa tarde!
Regresso a casa, boa noite!
Chega 25 de Dezembro, bom Natal!
Passo de ano, bom ano!
Falam de mim, bombom!*
Vou comer, bom apetite!
É sexta-feira, bom fim de semana!
Napoleão, bom naparte!*

Qual é a ideia de termos de desejar sempre algo de bom para cada coisa que desempenhamos? Eu já estou a ver a evolução disto, "Então bom desligar de computador, boa ida até à casa de banho, boa escovagem de dentes, bom xixizinho, bom cobrires-te com os lençóis, boa leitura de final de dia e bons sonhos!"
Proponho uma nova política que é a de desejarmos às crianças, imediatamente no momento em que nascem "então boa vida e que tudo o que faças seja realmente bom". Poupava-se tempo... Por outro lado as conversas passavam a resumir-se ao:
-Tudo bem?
-'Tá e contigo?
-Também...
-Pois...
-Pois... Então vou andando, prazer em ver-te... Adeus!
-Adeus! Gostei de te ver também...

Actualmente são bastante maiores, incluindo boas tardes no início e no fim. As "expressões de bom", são no fundo para preencher espaços vazios na nossa vida e penso que ninguém as usa com o devido significado e nunca ninguém parou para pensar um pouco nelas. É caso de reparar tão somente no caso do "bom apetite", ninguém deseja a ninguém "boa vontade de comer"...
Pensem antes de dizer as coisas e para todos, um bom ano e boa sorte para os exames!

* As expressões marcadas com asterísco foram gentilmente cedidas pelo Vasco. Não o facto de ele me chamar bombom (ele até chama, mas é na intimidade), mas as expressões de bom inventadas por ele.

P.S. - Bom post?

2 Comments:

At 00:37, Anonymous Anónimo said...

(Devia haver um boneco a desejar "bom comentário")
Adiante, senti-me na obrigação de fazer um comentário, não só porque fui citado, mas porque de facto é notável a inércia das pessoas quanto ao falar...e isso nota-se nas coisas mais elementares! Portanto, vamos passar a dissertar sobre a vontade que temos de desejar algo de bom à "pessoa-alvo" (até parece coisa de militar). "olhe, desculpe, é só para dizer que lhe quero bem...não o queira para mim, mas que lhe aconteça coisas boas neste, espermos, bom dia" ('tá bom assim?)
No further questions, e na esperança de que estejas a estudar imuno...fica o abraço!
Vasco

 
At 23:04, Anonymous Anónimo said...

Bem, grandes afinidades entre andre e vasco ... "meu querido bombom"

 

Enviar um comentário

<< Home