quarta-feira, dezembro 28, 2005

Aqua

Viva la aqua! É o que se me apraz dizer. Não, isto não é nenhum incentivo a que se poupe água porque esta começa a faltar no planeta terra. É apenas um desabafo meu depois de ter passado 30 minutos na casa de banho (a tomar banho!).
Reparem nos rótulos dos produtos da vossa casa de banho. Começem por pegar na pasta de dentes e leiam uma quantidade de informação em português e quando chegam à parte dos ingredientes o primeiro que surge é Aqua e depois uma série de outros que me parecem estar escritos em inglês. Repitam o procedimento para o champô e para o gel de banho.
Em que língua está escrito água? Se fosse em português seria água, mas como todos os outros ingredientes me parecem estar em inglês seria lógico que se escrevesse water. Agora, aqua? Latim?, talvez... Mas porquê? Se todo o rótulo está escrito em português custava assim tanto traduzir também os ingredientes? E se dá assim tanto trabalho, porque se deram ao trabalho de traduzir apenas um dos ingredientes? Dá-me a ideia de que os tradutores estavam a traduzir aquilo e quando iam na parte dos ingredientes, disseram-lhes que tinham de entregar aquilo rápido e nem tiveram tempo para corrigir um erro que tinham dado quando começaram a escrever água. O resto do texto deixaram como estava porque já não havia tempo.