domingo, dezembro 18, 2005

A árvore

Pois é, foi ontem.
Ao que vocês perguntam o que é que aconteceu de tão importante ontem na história mundial. E eu respondo-vos, tive uma ideia para um post. E vocês perguntam e qual foi ela? E eu respondo-vos.

À boa maneira portuguesa deixo tudo para a última da hora, e relativamente à árvore de Natal não foi excepção. Algo que já devia estar feito desde 1 de Dezembro, foi feito no dia 17. Pudesse eu fazê-la no próprio dia de Natal e era o que faria. As pessoas a chegarem e eu ainda de volta dos sacanas dos ramos que é preciso abrir e por todos bonitos e da base da árvore para que a mesma não fique conhecida como a árvore de Pisa.
Depois de acabar de montar a árvore (ou de algo artificial que se apelida de árvore) questionei-me, mas porquê? Qual a razão de montarmos uma árvore no Natal? Eu sei que no nascimento do Nosso Senhor Jesus Cristo estavam lá Maria, José, uma vaca, um burro e uma manjedoura (e aí admira-me porque não estariam os animais a comer a palha da manjedoura e se limitassem a olhar para um Puto e a arfar-lhe para cima), mas de árvores nunca ouvi relatos.
É certo que naquela zona deveriam existir várias árvores. Mas árvores que brilham no mundo do travestismo? Com bolas, estrelas e muitas luzinhas? Dessas nunca ouvi falar. E se a igreja católica é contra o casamento e as relações entre homossexuais, então travestis também não deve ser gente que eles apoiem. Digo eu...
Ao menos sinto um grande orgulho em ser português, temos entre nós (ali para os lados do Terreiro do Paço) o maior pinheiro travesti da Europa. Se é que aquilo se pode chamar de pinheiro. Para mim é a maior estrutura em metal com luzinhas. E para os que a fizeram também, mas não podiam dizer isto, porque os franceses diriam que no fim dos Campos Elísios têm uma coisita um bocadito maior, também em metal e que por alturas do novo ano está iluminada.

9 Comments:

At 15:32, Blogger Area said...

Árvores travestis hem?....grandes ideias! Nunca pensei numa árvore de Natal como um pinheiro/abeto/hummm travestis mas agora que falas nisso...lololol
Eu adoro árvores de Natal e faço questão que a minha seja maior que eu. E maior parte do pessoal que conheço. Sim, de facto a minha ávore de Natal é enorme.... e bonita... e está cheia de prendas por baixo. E adoro vê-la, é quase como se voltássemos ao tempo em que o Natal era profundamente mágico. Tempo esse que remonta mais ou menos à época em que ainda nós, estudantes, tínhamos férias de Natal. Enfim....
As razões porque temos árvores de Natal são tortuosas e obscuras... ou não. Mas acho que foi o Marido da Rainha D. Maria I (ou II, já não sei), o bom de Frederico, que era alemão e as trouxe para cá.Porque se reparares, ali a zona da Palestina é um bocadinho seca. No máximo, terá Palmeiras, ou Coqueiros....
Imaginem: "Ah e tal, vou agora fazer o meu Coqueiro de Natal". Como não soava bem,embora o Coqueiro seja de facto uma ávore, ou então porque um Coqueiro, ao fim de algum tempo, torna-se demasiado alto para se chegar lá acima com os efeites, decidiram pois torná-lo num pinheiro/abeto/o que raio é que aquilo é.
E pronto, foi mais uma "Louca Teoria de Area inventada á pressão". Pedimos desculpa pelo atrofio.

 
At 16:47, Blogger André said...

Excelente ponto de vista e está totalmente resolvida a questão das árvores!
No início eram de facto coqueiros... Se não, qual era a razão de pormos bolas nas árvores a não ser a imitar os cocos que existiam nas árvores da zona do Médio Oriente? A estrela, essa estava apenas a mexer-se a indicar o caminho aos reis magos, que olharam para um coqueiro no momento em que ela estava por cima.
Então para o ano lá montarei o meu coqueiro de Natal!

 
At 02:45, Anonymous Anónimo said...

Boas, então é assim, primeiro que tudo, a minha árvore é a mais gira de todas, pode não ser a maior (acho que 2,10 ou 2,40) mas é a mais gira pelo simples facto de que é invertida.... vejam em www.fotolog.net/acoreano . LOL. E agora respondendo à árvore de natal e sua decoração, fui investigar melhor (na wikipedia) porque sabia que a árvore tinha uma história assim meio irónica. O que se passou é que a árvore era um costume pagão, realizado na primavera, celebrando a renovação da vida, e eles sacrificavam (acho que) 9 espécies de cada animal e penduravam. Ao longo da evolução da decoração até chegar às bolas de enfeites, passou também pelas frutas e até pipocas (cordões delas).
Para mais detalhes http://en.wikipedia.org/wiki/Christmas_tree#History

[]

 
At 19:49, Blogger Area said...

Oh pa nós a enfeitar as nossas árvorezitas de Natal com Coelhos e Vacas mortos??? Imagina Nove Bois pendurados numa árvore de Natal daquelas de plástico muito pequeninas??? LOLOl, a locura!!!
E que Loucura de Cheiro, isso sim, quando se desmontasse a árvore em Janeiro....
eh eh eh eh

 
At 19:56, Anonymous Anónimo said...

podiam ser embalsamados, pelo menos serviriam para outros natais. Esta mente t+a sempre a pensar.

 
At 19:57, Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 22:37, Blogger Area said...

Hummmm....e como se pendurariam 9 animais embalsamados de cada espécie num Coqueiro de Natal?? Tinham que se chamar os bombeiros? Aproveitava-se e mandavam-se pintar os cocos (o coqueiro dá fruto por esta altura? Bem, nos tóropicos é Verão, né?) de Vermelho, dourado, aquelas cores festivas e tal...
Agora, o pensamento do dia: para partir um coco são necessários 1600psi....e para um crânio humano, só 1400... Portanto na Cruel guerra dos Coqueiros contra a espécie humana, ganham obviamente os Cocos. Por isso não me espanta que nos Trópicos haja mais mortes por Cocos do que por coices de mula...e isto é verídico.

 
At 22:42, Blogger Area said...

P.S.: Açoreano, uma árvore invertida é pioneiro!!! Tá mesmo espetacular!! Nunca vi nenhuma dessas! (também quero!!)
Mas a minha árvore continua a ser mais linda que a tua. heheheh
E devo dizer que tu és das mais prementes influências culturais que temos, portanto comenta, comenta e continua, continua!!!
Para o André: são estes posts, que suscitam uma profunda discussão cultural, dos quais os mais marcantes blogs são feitos!!Um grande bem haja para ti! eh eh eh

 
At 00:37, Anonymous Anónimo said...

Obrigado pelo elogio.. eheh, foi uma novidade que saiu este ano nos states, como a minha mãe é gerente de uma loja de decoração tá sempre em cima do acontecimento da decoração.. lolol. keep going

 

Enviar um comentário

<< Home