sábado, dezembro 01, 2007

Greves...

As greves são muito chatas para a população, excepto para a parte da população que está a fazer greve... É curioso como as greves calham sempre junto ao fim de semana, ou junto a feriados, porque é que não se marca uma greve para uma quarta feira? Sendo o meio da semana iria incomodar muito mais gente. No entanto os sindicatos acham que o melhor dia é mesmo a sexta feira.

O grande problema das greves, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é o incómodo que elas causam. Ter o lixo à porta durante 4 dias, não ter uma consulta de médico pela qual se esperou 5 meses, não poder resolver uma questão importante nas finanças ou chegar 4 horas atrasado ao trabalho porque os transportes alternativos só passam de 2 em 2 horas são coisas que agastam uma pessoa, mas para mim, o maior problema são os números da adesão à greve.

"Sindicato diz que houve uma adesão à greve de 95%"
"Governo diz que a adesão à greve não ultrapassou os 12,5%"

Então? Estamos a falar da mesma greve? Será que as pessoas que trabalham no governo que fazem estas estimativas estavam de greve e por isso não contaram toda a gente que estava de greve? É que eu vejo estes números a avançarem a velocidades avassaladoras e estou preocupado que se chegue à situação em que os sindicatos dizem que 120% das pessoas aderiram à greve, e justificam este número com 5000 espanhóis que vieram a Portugal só para fazer greve. Ou que se cheguem a números do governo da ordem dos -10%, sendo este número justificado pela contratação de mais 3000 pessoas.

O que eu queria não era a paz no mundo, o que eu queria eram duas mulh... Isso é outra coisa, o que eu queria era que um dia, governo e sindicatos pudessem caminhar lado a lado, de mãos juntas, dizendo números semelhantes... E assim, finalmente, viverem felizes para sempre...

Fim