domingo, setembro 09, 2007

Siesta...

A sesta, para muitos uma instituição sem fins lucrativos (a Sociedade de Exportação de Sono, Trabalho e Actividades)... Ok, quando digo instituição é porque é sagrada para muitas pessoas, mas para mim simplesmente não resulta.

No outro dia, andando a dormir mal há já algumas noites, fiquei sonolento depois de almoço e pensei "Ora deixa-me cá dormir uma sestinha... São 14h15, vou pôr o despertador para as 15h30!". Dito isto deitei-me. Volta para aqui, volta para ali e adormecer estava difícil. 14h30, levantei-me e fechei os estores. Mais meia dúzia de voltas e lá consegui adormecer. Quando estava prestes a entrar no sono profundo ouço "Bip, bip, bip!", era o despertador. Pensei para mim mesmo, ainda é cedo, não tenho nada para fazer, deixa-me cá dormir mais uma horinha. E mudei o despertador para as 16h30. Voltei a adormecer e quando o despertador me acordou de novo pu-lo para as 17h. Foi mais ou menos por volta dessa hora que me levantei.

Primeiro fiquei completamente baralhado. Dormir a meio da tarde fez-me pensar que já tinha começado outro dia e que eu tinha simplesmente dormido até mais tarde... Para além disso estive o resto do dia com sono, como se o meu corpo me estivesse a dizer "Então mas só dormes 3 horas esta noite? Costumas sempre dormir 8 horas porque é que hoje só dormiste 3? Ai é? Então deixa-me ligar aqui os mecanismos do sono e vais andar a bocejar até te deitares!". Exactamente, até me deitar, porque deitei-me por volta da meia noite e devo ter adormecido lá para as 4 da manhã. Simplesmente não conseguia adormecer.

O meu corpo é como um amplificador para qualquer estímulo que eu lhe dê. Por exemplo, e o que vou contar é bastante embaraçoso, para a maioria das pessoas beber um café à noite não lhes afecta o período de sono. Se eu beber uma Coca-Cola (sim uma Coca-Cola!) ao jantar é certo que nessa noite fico acordado até às 3 ou 4 da manhã. Eu até tenho sono, mas parece que a cafeína da Coca-Cola faz um bypass ao interruptor do sono e liga o cérebro directamente ao gerador, e mesmo que eu tente desligar o interruptor o cérebro não responde.

Mais reacções exageradas do meu corpo. Temos por exemplo a ingestão de comida. Vamos supor que eu como 4 folhas de alface, o meu corpo processa-as como três hambúrgueres e duas costeletas... Eu sou forte (pronto, tenho os ossos largos... ok! sou gordo!) não porque como muito, mas porque o meu corpo exagera nas suas reacções exteriores.

Tudo bem, eu também já ouvi desculpas melhores, mas pensei que esta ia pegar e escrevi um post sobre a sesta para tentar que esta história de eu ser gordo colasse. Pronto, não consigo que tenham pena de mim por eu ser gordo... Continuo a ser o" gordo que escreve umas parvoíces num blog". Pensei que com este post pudesse passar a ser o "coitado, é doente e tem tanta piada no que escreve!". Mas não...