quarta-feira, outubro 24, 2007

Os aviões de papel e outras parvoíces

Tema polémico que trago aqui hoje: deve ou não aquecer-se a ponta de um avião de papel antes de o lançar? A resposta é não. Adeus e até amanhã! Ok, pronto, eu escrevo mais qualquer coisa. Pronto, já escrevi. Adeus e até amanhã! Vamos lá falar a sério. Lembram-se de quando faziam aviões de papel? Não se lembram? Então não faz sentido eu escrever isto. Adeus e até amanhã!

Agora é de vez. Aviões de papel, essa nobre arte dominada pelos artesãos do 7º Ano do ensino básico português. Quem é leigo na matéria, não sabe que não existe apenas um tipo de avião de papel, mas sim vários. Eu conheço 3 maneiras de fazer aviões de papel, e não nos podemos esquecer que a inclusão de estabilizadores laterais, flaps e uma asa traseira fazem toda a diferença e diferenciam um bom de um mau avião. Por isso cada avião é um avião, e um bom avião-de-papelizador sabe que para uma folha de papel branco 80 gramas o melhor avião é o que tem a configuração X, já para a folha de linhas do caderno Castelo a melhor configuração é a Y. No entanto, por muito diferentes que sejam os aviões uma coisa é certa, antes de o lançarmos vamos sempre bafejar por duas vezes a parte da frente do avião.

É uma obrigação e acaba por ser um movimento reflexo. Se o laureado com o Nobel, Ivan Pavlov, fazia salivar os seus cães apresentando-lhe estímulos externos que eles associavam a comida, eu tenho a certeza de que quando uma pessoa vê um avião de papel começa logo a aquecer o bafo para tentar fazer o avião ir mais longe.

Várias teorias existem para que possuamos este reflexo. Há quem defenda que, em termos de aerodinâmica, o facto de se aquecer a ponta vai fazer o ar aquecer naquela zona e por isso criar um gradiente de pressões entre as asas o que permite uma maior sustentação e um maior tempo de vôo. Há quem defenda que um avião não pode voar sem tripulação e este bafo transporta bactérias que vão comandar o avião. Na verdade, o que este bafo faz, é humedecer tanto a ponta, que ao fim de 3 lançamentos ela já se encontra de tal maneira flácida e pesada que o avião, quando é atirado, tem a frente tão pesada que cai directamente de bico cerca de 50 cm à nossa frente.

Por isso eu defendo que se pare com isto de uma vez por todas. Com isto e com o facto de se bater 3 vezes com uma bola de matraquilhos na parte lateral da mesa. O que é que isto faz? Aumenta tanto a entropia interna da bola que impede que ela esteja parada? Ou foi um movimento iniciado por um chef de cozinha que estava habituado a estrelar ovos de coderniz? Ninguém sabe, mas isto está-se a alastrar ao ping pong e se isto se propaga, qualquer dia estou a ver os pilotos na pista a tentarem aquecer o bico do seu avião antes de seguirem viagem.

2 Comments:

At 22:08, Blogger Miguel said...

Como é que se aquece o bafo?

 
At 22:15, Blogger André said...

Aquece-se o bafo com carinho e dedicação. Quase a mesma que é dedicada ao cuidar de um peixe dourado dentro de um aquário.

Em que é que a minha resposta contribuiu para a resposta à tua pergunta? Nada.

Em que é que a tua pergunta contribuiu para a minha resposta? Nada.

De maneiras que é isto.

 

Enviar um comentário

<< Home