sábado, agosto 25, 2007

Fotografias com estátuas...

Estátuas... Não falo daquelas imitações feitas por homens na rua à espera de ganhar uns trocos. Para mim os homens-estátua são ridículos. Já inventaram as estátuas verdadeiras, não inventaram? E as estátuas verdadeiras mexem-se menos do que estes homens, não mexem? Então para quê? Isto é o equivalente a pôr 20 homens a imitar um carro e depois fazê-los fazer uma viagem Lisboa-Porto. Engraçado para os 4 homens a fazer de rodas, mas uma grande seca para os passageiros, que se soubessem a velocidade a que aquilo vai antes de se meterem lá dentro, teriam optado pelo Alfa Pendular.

Sou apologista de que se já se inventou uma tecnologia superior não vale a pena continuarmos a utilizar a mais antiga. "Vou bater estas claras à mão que ficam muito melhores...", mas se já existe a batedeira, qual é a diferença? Fica igual, se não melhor! Usem a tecnologia, foi para isso que ela foi inventada. Ou ainda continuam a comunicar por sinais de fumo?


Agora o que me chateia são pessoas que tiram fotos com estátuas. Temos de parar com as pessoas que se sentam ao lado do Fernando Pessoa na Brasileira... Não é justo para o Pessoa. Ele não se pode mexer. Ele não pode simplesmente dizer "Essa cadeira está ocupada!" ou "E se fosses ali dentro buscar-me um bagaço, o serviço neste café é péssimo, já aqui estou sentando vai para 50 anos e ainda não me perguntaram se quero beber algo!". Já agora, alguém já lhe perguntou se podia sentar-se ali e tirar uma fotografia com ele? Da próxima vez que vir lá alguém a tirar uma fotografia vou seguir essa pessoa e, quando a vir a sentar-se num café, sento-me ao lado dela e peço a alguém que me tire uma fotografia com ela.


Mas pronto, sentar na cadeira ao lado de Fernando Pessoa nem é muito mau, não estamos a incomodar directamente o senhor. E quando são estátuas de homens sentados em que não há espaço nenhum ao lado e resta simplesmente o colo da estátua? Alguém pediu para se sentar ao colo do senhor? Eu não me sento ao colo de ninguém sem lhe perguntar primeiro se posso fazer tal coisa. Qualquer dia ficam à espera que ele vos faça festinhas na cabeça enquanto tiram uma fotografia com ele... Chega de humilhar as estátuas! (Ok, podem continuar a gozar com o Manneken Pis, nenhum puto a urinar na rua merece respeito)