quinta-feira, novembro 15, 2007

A muito alta tensão...

Ultimamente muito se tem discutido acerca de cabos de alta tensão e dos problemas que eles podem causar na saúde das pessoas, como "câncaros" e coisas do género. Para mim o problema da alta tensão não está nos cabos, mas sim nas artérias. Sim, é a alta tensão arterial que mais mata neste país. Eu ainda não vi nenhum cabo a morrer de enfarte agudo do miocárdio, ou de acidente vascular cerebral (não que já tenha visto pessoas a morrer destas maleitas, mas pelo menos já ouvi dizer que é possível).

Tudo bem que as pessoas devem preocupar-se com a sua saúde, e até já deve estar provado cientificamente que viver debaixo de cabos de electricidade não faz muito bem, mas estas populações não podem fazer manifestações contra "a companhia da luz" e depois ir para casa "encher o bandulho" com coisas leves como feijoadas, torradas com banha de porco ou ovos moles de Aveiro. Há que combater esse mal que é a tensão arterial alta.

Se eu pertencesse-se à EDP/REN/ou que raio de empresa é que instala a cablagem eléctrica em Portugal, eu iria para a porta destas pessoas dizer que não querem que passem debaixo dos cabos deles pessoas com alta tensão. É que, parecendo que não, um cabo ressente-se... Se uma das pessoas que vive debaixo de um cabo tiver a sua tensão elevada, é provável que venha a falecer e no momento em que falecer vai deixar de gastar electricidade. O que é que acontece, o nível de electricidade produzida é igual, mas aquela pessoa já a não consome, por isso a tensão no cabo sobe ainda mais e mais tarde ou mais cedo vamos ter cabos a precisar de Captopril porque a bombinha já não aguenta.

Populações a viver debaixo de cabos (isto não inclui a população que mora em Alfragide ali para os lados do IKEA, isto é apenas para cabos de alta tensão e não para quem vive abaixo dos Cabos D'Ávila) vamos lá a ter cuidado com a vossa tensão, antes de irem protestar contra a tensão dos outros.

População que faz estudos sobre cabos de alta tensão vamos lá a apurar esses estudos. Já repararam que as cegonhas fazem os ninhos praticamente a tocar nos cabos? Algum de vocês já viu uma cegonha com câncro?

2 Comments:

At 02:38, Blogger Area said...

Opaaaaaaaahhhhh!
Não gozes porque eu vivo num dos piores locais quanto a isso: de facto tenho não 1, não 2, não 3 mas 4 linhas de alta tensão em paralelo num raio de 2km de minha casa... Uma dessas linhas é aquela cujos postes estão pintadas de um belo branco e vermelho, e que normalmente só se vêem ao lado de centrais eléctricas, e os cabos passam quase por debaixo da minha casa... Sim, essa grande celebridade que é a linha Fanhões-Trajouce vive comigo.

O que parece explicar muita coisa acerca de mim...Hummm... Provavelmente o facto de não ter tensão alta; e, por isso, poder viver livremente com os meus postes de alta e muito ata tensão....

 
At 20:48, Anonymous Anónimo said...

Gostei. Está muito bem visto!
BJS. Avô

 

Enviar um comentário

<< Home