quarta-feira, agosto 08, 2007

Engelhado...

Aqui está um termo que podia estar relacionado com engenheiros, mas não está... Está na verdade relacionado com engelheiros, que são pessoas que em vez de projectarem pontes projectam poltes! Ok, foi parvo... Na verdade, engelhado é a forma que os nossos dedos tomam quando ficamos muito tempo dentro de água. Nunca consegui perceber a razão científica de isso acontecer, mas parece-me que é o mecanismo que o nosso corpo tem de nos dizer "Psssst, ó meu, já 'tás a abusar um bocado do banho, não? Vá toca a sair que a água está cara!".

Nunca percebi a ideia das pessoas que quando se tem os dedos engelhados tem de se sair da água. Já por várias vezes estando eu numa piscina me foi dito "Vá, está na hora de sair, já tens os dedos todos engelhados!". E depois? O que é que me acontece se eu ficar mais 3 horas dentro de água? Há perigo de morte? Eu não sou muito dado a desportos radicais, mas se há perigo de se morrer por causa de uma coisa destas então posso dizer que vivo a vida no limite. Eu gosto bastante de água, seja para beber ou estar dentro dela. Um banho para mim é uma coisa sagrada e enquanto eu não sentir estes dedos todos encarquilhadinhos eu acho que ainda não estou bem lavado. O que é que me pode acontecer? Isto terá o mesmo risco de por os dedos dentro de uma tomada?

É que se ainda estou lembrado das minhas aulas de Histologia e Embriologia nós passamos cerca de 9 meses da nossa vida enfiados dentro de água. Tudo bem, aquilo não é exactamente água, mas aposto que um feto fica com os dedos engelhados a partir do momento em que tem dedos... É por isso que a taxa de natalidade tem vindo a baixar? Há muitas gravidezes que não têm sucesso porque o feto ficou tempo demais dentro de água e os dedos engelharam tanto que ele acabou por sucumbir? Nunca ouvi nenhum médico a dizer isto...

Alguém me sabe responder o que pode de facto acontecer? É que eu gostava de saber se posso passar o dia sentado no sofá e alegar que pratico um desporto radical perigosissímo. Depois num jantar pode surgir uma conversa destas.

Amigo 1: Woow, vocês nem sabem!
André: Pois não, ainda não nos contaste.
Amigo 2: Cala-te e deixa-o contar...
Amigo 1: No outro dia estava ali no guincho a fazer surf e apanhei uma onda de 3 metros! Brutal!
Amigo 2: Wow! E eu? Estava a fazer queda livre e o paraquedas principal não se abriu e só consegui abrir o secundário quando estava a 200 metros do chão.

Já se está a ver onde isto vai dar, mas eu vou continuar.

André: E eu? No outro dia, 3 horas dentro da banheira.
Amigo 1 e Amigo 2: (em uníssono) Hã?!
André: E de molho... Com espuma e tudo! Fiquei com os dedos que pareciam passas de uva...

4 Comments:

At 16:17, Anonymous Anónimo said...

Não tarda .... em vez dos dedos .... ficas é com a cabeça "engelhadinha" com tanta palermice junta. E quando te mando sair do banho é porque estás a gastar água e gás a mais.... e depois as contas é que são elas.... eu é que sei.

 
At 01:25, Anonymous Anónimo said...

Olá! Sou brasileira, neta de portuguêses. Outro dia, em uma conversa com o meu namorado, usei a palavra ENGELHADA, para descrever uma mão cheia de rugas. Ele, que tanto lê, disse jamais ter escutado tal palavra. Na verdade, lembro dela sendo usada exatamente no contexto que vc descreveu: no banho e na piscina.

Meu pai falava: "Saia da água pois seus dedos já estão todos engelhados!"

Gostei do seu texto.

 
At 01:26, Blogger Janja said...

Fala para teu namorado que no dicionário eletrônico Houaiss diz:
Engelhado:
n adjetivo
que se engelhou
1 com gelha(s) [diz-se esp. de tecido]; amassado, pregueado
Ex.: pano e.
2 que tem ruga(s); encarquilhado, enrugado
Ex.: pele e.
3 que murchou (diz-se esp. de vegetal); seco
Ex.: flor e.
4 Derivação: sentido figurado.
embaraçado, enleado

 
At 20:54, Anonymous Flor said...

Uma pesquisa realizada por cientistas na Grã-Bretanha indica que o fato de os dedos ficarem enrugados depois de algum tempo na água pode ser uma vantagem adquirida pelo ser humano durante sua evolução por milhares de anos.

Pessoas com dedos enrugados pela umidade manuseiam melhor objetos molhados
Os cientistas da Universidade de Newcastle, no norte da Inglaterra, decidiram investigar a razão de os dedos ficarem enrugados na água por meio de um experimento.

Eles pediram a voluntários para pegar bolas de gude imersas em um balde d'água com uma mão e passá-las por uma pequena abertura para a outra mão, para colocá-las em outro local.

Os voluntários com os dedos enrugados pela umidade completaram a tarefa mais rápido do que os voluntários com os dedos lisos.

O estudo sugere que as rugas têm a função específica de tornar mais fácil o manuseio de objetos embaixo d'água ou de superfícies molhadas em geral, o que pode ter sido uma vantagem para os primeiros humanos quando procuravam por alimentos na natureza.

Primatas

Por muito tempo, se acreditava que os dedos enrugados indicavam simplesmente o inchaço da pele devido ao contato prolongado com a água. Ou seja, tratava-se de uma reação automática, provavelmente sem nenhuma função.

As últimas pesquisas, entretanto, revelaram que as rugas são um sinal de vasoconstrição como resposta à água, o que, por sua vez, é uma reação controlada pelo sistema nervoso.

"Se os dedos enrugados fossem apenas o resultado do inchaço da pele ao entrar em contato com a água, eles poderiam ter uma função, mas não necessariamente", disse o cientista Tom Smulders, do Centro de Comportamento e Evolução da Universidade de Newcastle.

"Por outro lado, se o sistema nervoso está ativamente controlando essa reação em certas circunstâncias e não outras, é mais fácil concluir que há uma função por trás disso que é resultado da evolução. E a evolução não teria selecionado essa resposta se ela não nos conferisse algum tipo de vantagem."

Segundo os cientistas, para nossos ancestrais, ter dedos que agarram melhor objetos úmidos certamente teria sido uma vantagem na busca por alimentos em lagos e rios.

Smulders disse que seria interessante, agora, verificar se outros animais, especialmente primatas, têm a mesma característica.

"Se está presente em muitos primatas, então minha opinião é que sua função original pode ter sido locomotora, ajudando a se deslocar em vegetação úmida ou árvores molhadas. Por outro lado, se é apenas em humanos, então podemos considerar que é algo muito mais específico, como procurar por comida dentro e à beira de rios." BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

 

Enviar um comentário

<< Home