terça-feira, fevereiro 21, 2006

O drama...

Ora os tempos de escola primária. Nesses tempos os nossos amigos eram-nos atribuídos consoante o grupo a que pertencíamos. Caixas de óculos, atletas, populares e... eu. Se há coisa em que nunca me consegui inserir foi num destes grupos.

Os populares eram aqueles que eram conhecidos por toda a escola e que eram adorados. Exemplos a ser seguidos. Os tipos cuja entrada na escola parecia processar-se sempre em câmara lenta e que apontavam os dedos indicadores a toda a gente em jeito de cumprimento. Toda a gente, excepto os caixas de óculos. Esses eram cumprimentados com uma valente marretada. Os tipos que tinham as raparigas jeitosas atrás deles e que mudavam de namorada mais rápido do que um mecânico de Fórmula 1, muda um jogo de pneus. Os tipos que faziam comentários inoportunos enquanto o professor tentava explicar a matéria.
Ora, eu não era certamente uma destas pessoas. Basicamente pouca gente me conhecia e o jeito que tinha com as mãos, fazia com que, quando tentava fazer o cumprimento "à popular", com os dedos indicadores esticados, acabasse por acertar num ou noutro colega, acabando estes a odiar-me e a fazer de mim o seu novo motivo de chacota.

Os caixas de óculos eram... as pessoas que usavam óculos. Há uma particularidade, para ser realmente um caixa de óculos, ou as armações são em massa daquela castanha a imitar madeira envernizada, ou os óculos preenchem mais do que a largura da cara. Esta última medida parece-me ser instituída pelos pais, para que não tivessem de comprar óculos novos quando a cara do filho crescesse. Estas pessoas eram também associadas aos marrões. Aqueles que tinham grandes notas e a quem os óculos eram escangalhados todos os dias pelos populares (não pela gente do povo, mas os populares que me referia à pouco).
Ora, eu nasci com uma visão bastante boa e como tal também não podia entrar neste grupo. Ainda tentei que me comprassem uns óculos e fiz os meus pais marcarem uma consulta no oftalmologista, porque dizia ver as letras a saltar do papel - isto é rigorosamente verdade. Já que não era popular eu pensava que poderia fazer mais uns amigos entre o pessoal que via mal.

Já os atletas eram aqueles que tinham um grande físico e que nos faziam a todos passar vergonhas nas aulas de educação física. Onde eles faziam pinos e davam mortais, eu tinha dificuldade em dar uma simples cambalhota. Onde eles afundavam no basket, eu tinha dificuldade em driblar a bola mais de 3 vezes sem acabar, ou por perder a bola, ou na pior das hipóteses, tropeçar e cair no chão. Estes eram aqueles que ganhavam todas as competições da escola, futebol, voleibol, corta-mato...
Como já devem ter calculado, este também não era o meu grupo. Simplesmente a minha condição física não o permitia. Especialmente a minha proeminente barriga, o que vocês poderiam dizer que facilitava as cambalhotas, por me assemelhar mais a um pneu da Michelin, é totalmente mentira, os professores diziam que rebolar de lado não era considerado uma cambalhota.

Como tal eu não pertencia a nenhum grupo. Era um erro da sociedade humana. Eu conhecia duas ou três pessoas, mas isso não fazia de mim um popular. Especialmente por eu ser extremamente introvertido e as pessoas só quererem ser minhas amigas, quando eu me exponho, se eu sou introvertido isso torna-se num grande problema.
Eu tinha notas razoáveis, mas infelizmente uma visão 20/20, o que me excluía do grupo dos caixas de óculos. Sempre que eu me aproximava, eles pensavam que eu fazia parte dos populares e que ia desancá-los à pancada e fugiam.
Devido ao meu físico, os atletas também não eram para mim.

Vocês devem estar a perguntar-se se eu não teria amigos. Tinha. Éramos os incatalogáveis.

3 Comments:

At 10:40, Blogger Chili Pepper said...

Muito, muito bom!

 
At 18:11, Anonymous Anónimo said...

Epah!! O NOSSO GLORIOSO E MANDOU O LIVERPOOL COM OS CÃES E VOCÊS NAO FAZEM UM POST SOBRE ISSO???

saudaçoes ...

 
At 21:54, Blogger Area said...

Tem piada mas a minha turma do 9º ano fez uma cena do género... Até por escrito.
E uma pessoa a pensar que era algo de tão tipicamente americano, hierarquizar uma turma! loooll
Anyway, eu nessa lista estava nos "Outros"...As outras categorias eram: "Os Mete-Nojo", "Os Mete-Dó", os "Neutros", isto cá por umas coisas que se passaram naquele tempo. Naturalmente, os "Outros" era a categoria mais baixa na hierarquia.
Pois é, mas o que não consideraste é que, em alguns casos, os "Populares" coincidem com os "Atletas", pelo menos na minha turma do 9º coincidiam.

Hoje em dia eu considero-me na categoria "Nerd", embora não use óculos de todo nem goste especialmente de computadores.

Enfim, vidas!!

 

Enviar um comentário

<< Home