quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Tu queres ver...

O Vasco (Chilli Pepper), num comentário ao meu post polémico fez-me pensar "olha, tu queres ver..." e parece que é mesmo verdade.

Então não é que envergar um qualquer traje é igual a ser ridículo? Seja ele de escuteiro, de bombeiro, académico, da polícia... Eu sei que há muitas mulheres que têm fantasias com homens fardados, mas quer-me parecer que, são todos um bocadinho ridículos, não?
Qual é o fascínio que uma mulher pode ter num homem que anda com um capacete e todo vestido de vermelho, onde nas costas diz "B.V. Ajuda"? Ou que ande com um chapéuzinho ridículo, vestido de azul, com um crachá ao peito e umas divisas nos ombros? Ou que ande todo vestido de preto e que use uma capa, qual superhomem dos tempos modernos? Talvez a ideia da capa no traje académico seja isso mesmo. Alguém que se estava a tirar uma licenciatura e pensou "epah, eu já ando na faculdade, sou "muita" bom, mereço ter uma capa como qualquer superherói!".
Já que as mulheres têm tanto fascínio em fardas, porque não o têm com os fatos de palhaço? A diferença reside num simples nariz. Ou, porque já não gostam tanto de escuteiros? Aqui a diferença reside em adultos andarem de calções que ficam acima do joelho e com lenços ao pescoço.

Eu sei que este é talvez um post onde vou ser insultado a toda a força e talvez até as pessoas que me conhecem pessoalmente me queiram dar uma ou outra palmada (raparigas, estou à vontade para essas palmadas). Talvez seja um trauma de infância, uma vez que tive de usar uma bata até ao 4º ano e por isso nunca tenha gostado muito de uniformes e trajes.
Nunca percebi qual o objectivo de não poder haver liberdade individual e termos de andar todos iguais. Mas ao que parece é isso que vai acontecer no futuro. Já viram o Star Trek? Ou o Starship Troopers? Ou o Serenity? Todos os filmes que se passam no futuro e em que o ser humano visita outras galáxias, tem tendência a vestir-se todos de igual. A ideia, como diz o Seinfeld, deve ser "Ok, vamos contactar extraterrestes, vamos querer parecer uma equipa. A partir de agora todos com um uniforme prateado com um V no tronco".

Portanto continuem lá a fazer parte dessas equipas se são felizes, eu cá continuo a gostar de desportos individuais... A menos que haja por aí alguma rapariga a querer fazer equipa comigo (sei que ultimamente pareço um pouco desesperado, mas o dia 14 aproxima-se a passos largos e toda a gente sabe que quando uma pessoa dá passos largos é difícil pregar rasteiras para essa pessoa cair).

P.S.1- Peço desculpa à pessoa que está nesta foto que eu não faço a mínima ideia quem seja. Esta foto foi retirada de um fotoblog e peço desculpa à pessoa por se ter de expor ao ridículo de mostrar a toda a gente que enverga aquela fatiota!
P.S.2- Defensores da tradição académica vilipendiem-me com toda a vossa força!

5 Comments:

At 22:07, Anonymous Anónimo said...

Olha gostei imenso do outro post e continuo a nao gostar de escuteiros. Pah mas nao gosto de comentario sobre o traje academico. Eu acredito ke ele relamente significa algo. E alem dio mais a capa do super -homem era vermelha e nao preta.

 
At 16:18, Anonymous Anónimo said...

Pá, eu acho que é bom os bombeiros e polícias, etc, etc... andarem fardados, senão como é que os disntiguia-mos? Por exemplo, queres pedir ajuda a um polícia como é que sabes onde ele tá...ou qualquer coisa assim...
Em relação ao traje académico, acho que não é assim uma perda de individualidade uma ez que não és obrigado a utilizá-lo, só utiliza quem quer, logo quem se identifica, logo não tas a perder a tua individualidade, mas sim a afirmá-la em conjunto com outras pessoas que, nesse aspecto, tem uma mesma ideia do espírito académico que tu.
Aliás, podes te perder nessa individualidade, estando nas massas que querem serem individuais, logo, segundo o teu racicíonio também posso dizer que perdes a tua individualiade ao quereres afirmá-la tão fortemente, pois não és o único. Tenho dito. ahahah bons posts polémico. Gosto disto ahahahaha.

 
At 16:22, Anonymous Anónimo said...

Aliás *distinguiamos (correcção) era o erro mais forte, entre outros..

 
At 20:08, Anonymous Anónimo said...

pah... a cena da capa é o seguinte... como antigamente a universidade era em coimbra (a primeira foi em lisboa, mas depois foi "transferida" para lá, e algumas das pessoas que pa lá iam estudar não eram meninos de bem, mas sim meninos que estudavam pa ver se conseguiam subir na vida, começaram a usar a capa, porque assim podiam vestir roupas mais foleiras que ninguém dava por isso. e além disso, a capa dá mesmo muito jeito, faz de cobertor, de manta, de protecção, de barreira (pa ng ver o que se passa por baixo.... lolol)

 
At 22:54, Anonymous Anónimo said...

Hum.. Curti o post do Jam.
Mas realmte o ppl k goza com escuteiros por causa da farda e usa traje devia ter um pensar um pouco no k diz..
No entanto aproveito pa acrescentar k o uso do traje académico é (ou deveria ser) um kestão de orgulho em ser estudante e envergar o dito traje e toda a história k acabará por guardar... O k acontece é k muita gente presunçosa aproveita para se armar em superiores e usá-lo, mas é com arrogância... Bom, e depois há akelas pessoas k simplesmente acham giro entao toca de o usar (e abusar) da forma k lhes dá jeito, sem obedecerem às regras deste! Pah, as regras foram feitas para haver o mínimo de respeito e responsabilidade no uso do traje..

Gosto sempre das informações gentilmente cedidas pelo Açoreano! ;) não 'nos' abandones!

 

Enviar um comentário

<< Home