quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Mas como é que isto foi inventado? - Parte 1

Para por um bocado de água na fervura, visto que ultimamente tenho lançado muita madeira para me queimar, inauguro aqui, aquilo que em rádio ou televisão se poderia chamar de rubrica, mas como isto é o Kassabian, eu decidi chamar de assinatura.
Esta assinatura consiste em objectos sobre os quais nunca entendi como funcionavam, qual a ideia que esteve na base da sua invenção ou a vida antes da sua existência - ou para complicar mais um pouco, todos estes items juntos.
Não pretendo que alguém me venha explicar como funciona, pois creio que a mística do objecto recai sobre o facto de não se saber exactamente como é que funciona.



Apraz-me falar dessa magnífica invenção que é a máquina de fazer algodão doce. Quem é que terá tido a ideia de que seria bom poder comer algodão, essa coisa fofa que serve não só para ajudar na desinfecção de feridas, como para mostrar como uma superfície se encontra espectacularmente limpa em publicidade (especialmente no anúncio da marca que vou chamar aleatóriamente de Sonasol).
Quer-me parecer que a invenção desta máquina foi baseada no umbigo. É grotesco pensá-lo, mas que outro local conhecem que produza quantidades tamanhas de cotão? Creio que no meu umbigo se colocar açúcar e um palito consigo produzir algodão doce.
O que me parece fantástico nesta invenção foi alguém ter perdido tempo a magicar uma máquina que permitisse fazê-lo. Não creio que se fabricasse algodão doce antes daquelas máquinas existirem, e quem é que teve a ideia de ir desenhar uma máquina que permitisse fazer algodão comestível?
É que segundo o que me parece, o algodão doce não passa de fios de açúcar extremamente finos. Será que a ideia era usar este produto na tecelagem, mas como as pessoas começaram a comer os seus tapetes e camisolas feitas de fios de algodão de açúcar os fabricantes viraram a sua nova habilidade para as feiras?
Actualmente não há feira, que possa ser chamada por esse nome, que não tenha uma barraquinha(?!) de algodão doce. Isso e as farturas da Família Mateus, mesmo ao lado dos cachorros "Ão-Ão".

Já agora, alguém sabe onde se poderá comprar uma máquina daquelas? É que apesar de ser extremamente irritante não perceber como é que aquilo funciona, o algodão que sai de lá é bom!