sexta-feira, setembro 15, 2006

Terras (Fogo sera atirado contra mim, terei de usar Água para o apagar e Vento para acalmar as queimaduras)

Vamos criar confusão no Kassabian? Vamos a isso! Vamos ser completamente extreminados por mensagens de pessoas que se sentem afectadas porque o nome da terra delas foi gozado neste blog? Vamos a isso! Vamos a quê?, é que com uma pergunta tão grande acabei por me perder. Era só para dizer que vamos levar nas orelhas.

Para começar moro em Alfornelos. Isto não é para que tenham medo de fazer "hate comments" só porque eu moro numa zona onde se ouvem tiros todos os dias. É mesmo só porque também o nome da minha terra é ridículo! E se querem gozar mais, a zona onde eu vivo tinha antigamente o nome de Porcalhota, mas tenho a consolação de que pelo menos aparece n'Os Maias. A sensação é quase a mesma de quando ouvimos o nome de Portugal em séries ou filmes estrangeiros. Sabe bem! Já as vossas terras com esses nomes ridículos ninguém ousa em colocar em nenhum livro ou filme...

Vamos começar por azucrinar o juízo das pessoas de Freixo de Espada-a-Cinta. Não faço ideia de qual a origem deste nome (sinceramente nem quero saber, o meu objectivo aqui é só deitar abaixo centenas de anos de história), mas posso desde já afirmar que é parvo! Curioso como eu sou fui tentar ver o que era um Freixo no dicionário. Acabei por descobrir que é uma árvore grande, silvestre, da família das oleáceas. Árvores com espadas à cintura? Pronto, eu não gozo mais, até porque tenho medo de ser atacado na rua por um desses terroristas de madeira.

Vamos passar agora para as terras que incluem no seu nome -a-velha ou -a-nova. Linda-a-velha. Quando ouvimos linda pensamos “Olha que simpático a mandar um piropo a uma rapariga atraente”. Qual não é o nosso espanto quando de seguida ouvimos a-velha! Como que a insultar, "És linda, oh velha!". Acho mal que se continuem a magoar os idosos desta maneira. Todos nós chegaremos lá. Bem sei que neste momento eles estão praticamente a arruinar as nossas hipóteses de virmos a receber uma reforma (Pimbas, crítica política!), mas não devemos tratá-los assim. No capítulo de novas temos, não o Feira-a-Nova, mas Proença-a-nova. E eu gostava de saber o que é uma proença. Deve ser uma coisa tão nova que ainda nem temos conhecimento dela.

Depois temos nomes que foram propositadamente postos só com o intuito de as pessoas de lá ou que têm lá casa se gabarem. Cuba, no Alentejo, é o caso mais marcante porque permite às pessoas que têm lá casa dizer coisas como “Este ano passei os 3 meses do verão em Cuba”. Estes são os exibicionistas. Os que são realmente finos têm de ir para um sítio que inclua no nome a palavra quinta, como quinta do lago, quinta da marinha. Parece também que passar férias às quintas feiras vai passar a ser muito fino.

Em questões de fazer crer que Portugal é a Terra Média do Senhor dos Anéis temos Salvaterra de Magos. Uma vila em Santarém habitada por milhares de mágicos e unicórnios encantados... Ou talvez sejam só os toureiros e a sua arte de cavalgar. Por vezes acontece mesmo magia numa arena, eles lançam tantos feitiços que o touro acaba por morrer. Ou serão farpas?

Fim. Estou pronto para ser brutalmente espancado por todos os habitantes destas terras. Já agora, fica aqui um grande abraço para o pessoal que mora naquela terra em que há uma pêra que dá castanhas, Castanheira-de-Pêra! Espero que neste momento com os postos de trabalho aí criados já tenham todos emprego e não tenham de perder os vossos dias a comentar em blogs parvos como este.

2 Comments:

At 23:40, Anonymous Anónimo said...

Só um reparozinho...
Esta Pera nao vem de pereira que dá um fruto Pêra, mas sim de "Petra" do latim...
fica bem

 
At 09:03, Blogger André said...

Como eu já referi no post que tá mais acima não era os simpáticos habitantes de Castanheira de Pera que eu queria ofender... Peço as mais sinceras desculpas!

Agora aqueles sacanas de Castanheira do Ribatejo... (não deve tardar o dia em que vou ser fuzilado à porta de minha casa, dêem uma ajuda aos gajos do CSI e digam-lhes que provavelmente o assassino está em cima de uma Castanheira no Ribatejo)

 

Enviar um comentário

<< Home