quinta-feira, abril 06, 2006

Mesmo perto do chão

Estou no 3º andar, entro no elevador e carrego para o -1. Olho fixamente para o mostrador dos andares. 3, 2, 1, R/C, -1. Páro e saio. E agora penso, mas olha que estupidez, eu queria era ir para o -2. Entro, carrego no -2 e desço mais um andar. Saio do elevador e penso, olha que estupidez, eu na verdade queria ir para o -1, o que eu achava estúpido há bocado era o facto de se chamar Rés-do-chão, e não andar zero. Entro, carrego para o 10 e venho escrever este post.

É verdade que o rés-do-chão é supostamente o andar "rente" ao chão, mas na realidade, no meu prédio, isso não acontece. Qualquer sítio por onde entremos é sempre necessário subir escadas e o chamado rés-do-chão, no caso do meu prédio, está a cerca de 2 metros do chão. Está bem que isso é perto, mas não é rente e sendo assim o primeiro andar deveria ser chamado rés-rés-do-chão, assim como o segundo andar seria chamado rés-rés-rés-do-chão, e o terceiro andar rés-rés-rés-rés-do-chão, e o quarto an... Bem, acho que já fiz ver o meu ponto de vista. Isto não seria prático, por exemplo em Nova Iorque teríamos pessoas a viver no (rés)124-rés-do-chão.

Estes engenheiros, arquitectos ou quem quer que tenha projectado a minha casa, se é que isto chegou a ter algum projecto, pois ainda hoje não percebo qual foi a ideia de colocar paredes feitas de gesso dentro da minha casa, paredes nas quais os pregos podem ser espetados apenas com um dedo ou um chinelo. Como dizia, parece que estes engenheiros não conhecem o conjunto dos números inteiros da mesma maneira que eu o aprendi na matemática. Para eles este conjunto deve ser constituído pelos números inteiros incluindo o R/C, em vez do já mui conhecido zero. Talvez eles sejam romanos e ainda não conheçam o zero.

Há também prédios bem mais inovadores do que o meu. O R/C é normalmente associado à entrada do prédio. Pois bem, eu conheço um prédio em que para além do R/C, existe um outro andar chamado Entrada. E conheço outro, onde a entrada se faz pelo -1, sendo o R/C um andar acima. E conheço ainda outro... Não, não conheço mais nenhum, na verdade só visitei estes 3 prédios na minha vida, é o que dá não ter amigos. Dizem-me agora que não tenho amigos porque insisto em escrever para um estúpido blog. Quem me disse isto foi o Simão, um amigo meu que vive em minha casa, mas que a minha mãe insiste em dizer que não existe e que não passa de um produto da minha imaginação. Na verdade, ela percebe tanto de amigos, como os engenheiros que projectaram a minha casa percebem de números.

1 Comments:

At 22:21, Blogger Area said...

uhhhh, confuso.... Graças a Deus que a minha barraca não apresenta cá dessas coisas de andares...

 

Enviar um comentário

<< Home