sábado, março 25, 2006

Serviço horário

Esta noite muda a hora. Infelizmente esta é a altura do ano em que temos de pegar nos nossos relógios e adiantar uma hora, tirando-nos uma hora de belo sono. Para mim, tira-me mais do que uma, visto que costumo deitar-me por volta da meia noite, e hoje terei de estar acordado até à 1 da manhã, para poder adiantar uma hora em todos os meus relógios. Este tipo de mudanças deveria passar a ser feito a horas decentes, estilo 2 da tarde.

Mudar a hora no Inverno até é bom, tirando o facto de passar a ser de noite às 17h, dormimos mais uma hora no dia em que tal mudança acontece. Mas a hora de Verão implica que percamos uma valiosa hora de sono. É por isso que pretendo que a partir do próximo ano, em vez de adiantarmos 1 hora, atrasemos 23 horas! Assim teremos mais 23 horas de sono, e isso sim, vai ser um mimo!

É engraçado que eu nunca soube em que fim de semana é que a hora é alterada. Sei que isto tem um dia fixo (pelo que vejo agora pelo calendário é o último fim de semana de Março), mas até chegar este fim de semana eu nunca sei quando é que vai acontecer. Tenho sempre a sorte de saber, ou porque ouvi nas notícias, ou porque alguém me avisou.

Esta mudança deve ter algum poder mágico pois toda a gente acaba por saber dela. Por exemplo, quando mudam o sentido de uma rua, o mais provável é, apesar de estar um enorme sinal de sentido proibido no início da rua, vermos durante meses pessoas a circularem em sentido contrário. Quando a hora muda não há nenhum sinal, mas é raro vermos alguém a chegar atrasado ou adiantado onde quer que seja. O que faz com que todo o mundo saiba que esta alteração vai ocorrer?

E porque raio mudam a hora? No inverno saimos de casa de manhã e chegamos à noite. No verão saimos de casa à noite e chegamos de dia. Qual é o objectivo disto? Leva-me a crer que se nunca mudassem a hora teríamos os dias sempre iguais.

2 Comments:

At 14:56, Anonymous Anónimo said...

Oh cromo tem a ver com poupanças de energia! Agora vê lá se descobres porque é que é preciso poupar energia!

 
At 18:54, Anonymous Anónimo said...

hun? (Como diria o chilli)

 

Enviar um comentário

<< Home