quinta-feira, novembro 17, 2005

AHAHAH...

Estou intrigado. Aqueles risos gravados que ouvimos nos programas cómicos aquando de uma piada ou assim, são provavelmente uma das ideias mais estranhas que conheço. Poderia mesmo escrever que era uma ideia estúpida e sem razão de ser, mas não vou por esses caminhos.
Então, mas os risos estão lá para quê? Pode ser que julguem as pessoas mesmo burrinhas, e então colocam esses risos para todos saberem quando se devem rir, "Ah, estou a ouvir estes risos gravados, quer dizer que eles lançaram uma piada, portanto vou-me rir. AHAHAH.".
Eu fazia isto nos meus 6-7 anos, quando via séries cómicas de língua inglesa e não percebia nada do que as personagens estavam a dizer. Ouvia os risos e ria-me também. O problema é que nem toda a gente tem 6-7 anos.
Mas há que reconhecer que este sistema dos risos não é assim uma coisa feita "à balda". Nota-se que houve uma certa reflexão na escolha dos risos, e não metem sempre o mesmo riso. Há aquele riso em que uma ou duas pessoas riem-se muito alto, destinado apenas para demonstrar às pessoas que estão a ver o programa quando são as piadas mais intelectuais. Por outro lado, aquele riso em que se ouve toda a malta a rir, demonstra, então, uma piada mais destinada para as "massas". Existem outros que não sei bem o que querem demonstrar como aquele que se parece com um guincho, possivelmente acompanhado de convulsões, por parte de uma pessoa (ao que a voz indica) do sexo masculino.
Para terminar, queria só deixar no ar a pergunta "Como é que gravaram estes risos?". Imagino, "Ok, agora vamos fazer o riso intelectual. Este senhor aqui da frente é quem se ri em primeiro e logo de seguida voçê aí atrás. Quero isto em sol menor, e voçê aí atrás não se esqueça que tem que se rir aos soluços. Alguém quer pastilhas para garganta?". É arte meus amigos...
Arriscaria a tese de que o inventor destes risos será o mesmo inventor daqueles sinais luminosos existentes nos "talk-shows", virados para o público, onde está escrito "aplausos".

Saudações.