quinta-feira, novembro 10, 2005

Suprema dúvida existêncial...

Esta foi uma ideia peregrina que me surgiu durante uma aula particularmente chata. Mistérios da Hibridização do DNA. E como durou até às 8 da noite, e como quando saio às 8 da noite fico completamente alterada, comecei a dedicar-me seriamente a este problema.
É que parece uma insignificância, mas tirou-me o sono nessa noite (isso, ou o balde de café antes de deitar, continuo a não saber). É que só almas (pouco) iluminadas, como aqui a Je é que não devem ter mais nada que fazer sem ser pensar nestes assuntos.
Mas afinal de contas, senhores leitores (e chegando finalmente ao cerne da questão), qual o obscuro fio condutor que gere a ordem das letras do alfabeto num teclado de computador?
  • Serão aleatórias?
  • Será que há teclados standart?
  • Ou então haverá teclados cuja ordem das letras estará adaptada a cada língua?
Mas PORQUÊ, MEU DEUS, PORQUÊ????

Enfim, aceitam-se sugestões! Por favor, tirem-me deste sofrimento.

5 Comments:

At 13:37, Blogger André said...

O post está bem pensado, mas lamento ter a resposta para as tuas perguntas.
Eu não queria ter, e aí a comicidade do post seria muito maior. Como deve haver pessoas que não sabem porquê que o teclado tem esta ordem, também não vou contar e pensem vocês em razões absurdas para tal ;)

 
At 00:28, Anonymous Anónimo said...

andré, lol, eu vou investigar. o que eu sei é que há vários tipos de teclado, o que nós usamos é o qwert (primeiras 5 letras da esq pá direita da fila de cima) e sei que também há o azert (essas letras ficam nessas posições). agora porquê ?? n sei.. vou investigar

 
At 01:19, Anonymous Anónimo said...

enganei-me à pco, n é qwert, mas sim qwert, primeiras seis letras. são chamados os layouts.

Bibliografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/QWERTY

"QWERTY é o layout de teclados actualmente mais utilizado em computadores e máquinas de escrever. O nome vem das primeiras 6 letras "QWERTY" (vide figura).

Há uma lenda urbana que diz que quem fez o layout do teclado foi Qwerty Uiop, porém este fato não é comprovado e provavelmente é um mito. De fato, o design foi patenteado por Christopher Sholes em 1868 e vendido à Remington em 1873, quando foi visto pela primeira vez em máquinas de escrever.

Nesse layout, os pares de letras utilizados com maior frequência na língua inglesa foram separados em metades opostas do teclado, numa tentativa de evitar o travamento do mecanismo das rudimentares máquinas do século XIX.

Ao alternar o uso das teclas, o arranjo também teve como meta acelerar a escrita: enquanto uma mão acerta uma tecla, a outra localiza a tecla seguinte. Na prática, a eficiência desse processo é duvidoso.

Curiosamente, o palavra "typewriter" (máquina de escrever, em inglês) pode ser escrita utilizando-se apenas as letras contidas na linha superior do teclado (QWERTYUIOP). "

Aqui tens, eheh.
E se quiseres ver outros tipos de teclado vai a
http://www.inf.ufrgs.br/~cabral/Apostila.IHC.doc
abre em word, faz FIND a palavra qwerty e dps abaixo tem outros teclados

 
At 21:33, Blogger Area said...

Açoreano, és o maior!! Estou-te profundamente agradecida, a sériuh!!!
eh eh, és mesmo O leitor....

 
At 00:11, Anonymous Anónimo said...

lolol... pois.. eu tb fiquei curioso, e pesquisei pq lembro me de uma secretária do meu pai que tinha uma máquina de escrever (n era antiga, mas continuam a ser retardadas em relação aos pc's) que era azerty, e achava mta esquisito **

 

Enviar um comentário

<< Home