segunda-feira, novembro 07, 2005

Grandes obras...

E esta semana no top de livros da minha preferência temos:
-Em primeiro lugar, pela 1250ª semana consecutiva (não tenho a certeza de já ter vivido todas estas semanas, mas não me apteceu estar a fazer contas), Guerra e Paz de Lev Tolstói. Este livro que consiste basicamente em 325 fascículos, tal como uma magnífica colecção do circulo de leitores. Como tal sempre levou a minha preferência.
-Em segundo lugar, uma entrada relativamente recente, está Crime e Castigo de Fedor Dostoievski. Mais um grande clássico da literatura, pouco há para dizer sobre ele, até porque é mais um que ainda não li...
-E no terceiro lugar, um dos melhores livros da actualidade, tem vindo a subir a palmo, Preso 374 desse grande escritor que é Carlos Cruz. Aflige-me pensar que qualquer dia também possa estar a escrever um livro. Se virem um livro da minha autoria, façam um favor a vocês próprios e à humanidade em geral: NÃO O COMPREM!

Não sei se repararam mas a minha escolhar recai em grande parte, se não na totalidade, por escritores russos. Tal deve-se a serem autores revivalistas cujo conteúdo literário das suas obras remeter-nos para a questão da problemática do eu e de todo o sentido da vida. Literalmente, estes autores transportam-nos para realidades superiores, dignas de uma análise quantitativa, e nalguns pontos qualitativa, à literatura contemporânea tomando como centro activo a pesquisa pela verdadeira resposta da existência ou não de bons sapateadores em Portugal.
Não resisti... Eu sei que estava a impressionar toda a gente com o meu texto sem qualquer sentido, mas que se fosse lido apenas uma vez poderia dar a ideia de que eu realmente percebia alguma coisa de literatura. Devo avisar-vos que é um dos grandes objectivos da minha vida ler o Guerra e Paz, mas para isso, estou a pensar tirar cerca de 7 anos de férias quando estiver a trabalhar e aí pode ser que consigar ler um dos seus volumes.

P.S.- Para aqueles que não perceberam a imagem, foi mais uma forma gratuita de colocar uma fotografia de uma rapariga no blog, tentando fazer um trocadilho impossível de perceber com a palavra top... Mas eu explico, isto é o top dos livros e a rapariga está de top... Enfim, melhores dias virão.