terça-feira, novembro 15, 2005

Dissertações jornalísticas

Fazendo jus à importância extrema que os jornais diários gratuitos têm na nossa vida, eis mais um post dedicado a esses pedaços de informação livre que apimentam e nos enchem a vida (agora de quê, é um mistério...).

Já devem ter pois, caros leitores (que pelos vistos são cada vez mais, muito e muito obrigada e continuem com o feedback!!) reparado na completa falta de senso que povoa a capa desses jornais diários.
Geralmente, e segundo o meu parco entender, a manchete de um jornal devia coincidir com a Fotografia impressa na 1ª página... certo? Ou não? Ou sou eu assim tão antiquada que, deveras, não me adapte às novas voltas do mundo? (o que só comprova a minha teoria de ter nascido com 30 anos a mais, tenho agora a bonita idade mental de 49 anos e um impressionante QI de 258. Ena!)

Talvez. Mas esta relação nula entre estes dois componetes da capa pode originar confusões cómicas, pelo menos nas mentes que, como eu, podem ser muito limitadas às 8 da manhã.
O Metro de dia 4 de Novembro de 2005 A.D. O dia a seguir aos EMAs. Trazia então uma manchete do género "Obesidade é um dos principais problemas em Portugal" enquanto a foto era a Madonna... numa posição sexy... a evidenciar a sua boa forma física. À primeira vista, uma pessoa fica no mínimo confusa: "O quê, a Madonna, gorda??? E óculos, não???"

Portanto, senhores editores do Metro: Legendas maiores ou um cabeçalho coincidente com a Imagem da 1ª página até não é mau pensado de todo, embora aprecie a vossa originalidade em relação à concorrência. É que sabem, nem toda a gente está no seu máximo fitness mental quando olha para a 1ª página, muito menos às oito da manhã....

E se fosse a Madonna? Ainda arranjam um processo em cima.... e ficamos nós, pobre utentes, sem o nosso Metro...

P.S: Lamento, mas não consegui encontrar uma imagem do Metro nesse dia, só para vos provar que não estou a delirar. Mas é verdade, ok? Ficam pois com algo substancialmente mais interessante: a edição do Metro em Hong Kong. Que bonito!