sexta-feira, fevereiro 02, 2007

O novo Fabergé

Vão buscar a vossa caixa de costura. Já está? Ainda não? Ok, eu espero mais um pouco, vou aqui trauteando uma melodia. Tututuruturutu... Já aí estão? Ok... Então agora tirem-me uma dúvida, é só a minha caixa ou a vossa também tem aí dentro um ovo de madeira?


Foi há muitos anos que vi pela primeira vez o ovo e desde logo me intriguei sobre a sua utilidade. Foi-me dito que servia para coser meias. O que é que a minha mente imatura pensou na altura: ora ovos cozem-se em água, mete-se este ovo e uma meia em água e a meia fica sem o buraco. Mas também não pensei nisto durante muito tempo porque depois tive de ir para uma aula de condução, visto que andava a tirar a carta. Não pensem que sou burro, eu sei bem que para coser a meia tinha de juntar sal e pimenta à água...

Bom, na semana passada ao calçar uma meia rompi-a no calcanhar. Como as meias ainda estavam em bom estado, isto é, com o elástico a apertar-me as pernas e não todo folgado, pensei, não é tarde nem é cedo, é hoje que vou utilizar o fantástico ovo de madeira. Peguei na agulha, peguei na linha e enfiei o ovo dentro da meia. Constatei imediatamente que o ovo constitui um óptimo suporte e uma enorme ajuda na cosedura da meia. É verdade, funciona mesmo.

É talvez uma das maiores invenções de sempre, o que me tem feito perder o sono é: porquê a forma de ovo? Para ter utilidade garanto-vos que uma tábua rectangular de madeira faria o mesmo efeito, mas o "idiota" (no sentido de ter ideias) que inventou isto decidiu dar-lhe uma forma de ovo. Não de uma bola, mas precisamente um ovo. Um ovo tão perfeito que, se houvesse tinta cor de ovo e este fosse pintado, haveria muita gente a tentar cozê-lo, fritá-lo ou escalfá-lo. Para mim o filme Ocean's Twelve deveria ter sido feito à volta do roubo deste ovo, não do Fabergé. Já estou a ver George Clooney e Brad Pitt a inventarem uma maneira de por a Julia Roberts no final do filme a fazer brincadeiras com o ovo... a coser meias.