domingo, dezembro 31, 2006

As pessoas do aceno

Ouço um tilintar na minha cabeça quandos se atravessam no meu caminho. As pessoas. As pessoas do aceno. Por obrigação moral, já dizia o "shôr" Kant, aceno-lhes, murmurando muitas vezes um leve "tudo bem?!". Mas quem são estas pessoas que invadem a minha cabeça e obrigam-me a cumprimentá-las? Pessoas cujos nomes desconheço por completo. Não só os nomes, mas também as ideias, as filosofias de vida, a personagem preferida do "Noddy", etc. Lembro-me de uma vaga troca de palavras com algumas, outras apenas a cara é-me familiar e outras ainda, não faço a mínima ideia quem sejam, sendo o aceno a única lembrança. Todas caem, mais cedo ou mais tarde, nesta útlima fase.

Vá, não se façam de despercebidos, todos nós temos estas pessoas do aceno. Até o André!
Por vezes, nem sabemos se havemos de as cumprimentar ou não. Fazemos o movimento relaxado com a cabeça, o sorriso, o aceno com a mão ou não fazemos nada?!? É o dilema.

Depois de as cumprimentar, sinto nas entranhas a vontade de as abordar e dizer: "Olhe desculpe, eu sei que a cumprimentei, mas não faço put...a mínima ideia de quem voçê seja. Ficava mais à vontade se, pelo menos, me dissesse o seu nome, extracto bancário e já agora, a melhor casa de banho pública para defecar em Lisboa."
O que mais me aflige é que, para estas pessoas e para muitas outras, também eu sou a pessoa do aceno.

Para pôr fim a este flagelo mundial, proponho o desenvolvimento e introdução das CNPCPR. Para quem não conhece são as "Coisas Necessárias Para Cumprimentar uma Pessoa Regularmente". Sim "coisas"! Coisas fundamentais como uma prévia troca de, pelo menos, 147 palavras; o nome; o tamanho do soutien; etc. Coisas básicas para um cumprimento regular. Esta implantação iria resolver todo aquele incómodo que sentimos na presença das pessoas do aceno. Aliás, deixariam de existir. Perde-se imenso tempo a acenar a estas pessoas. Se deixasse de existir este problema, a produtividade aumentava e a secretaria da minha faculdade funcionaria um pouco mais de 5-7 minutos. Assim como muitos da função pública, e não só...

Boa passagem de ano.

Saudações.