sábado, janeiro 27, 2007

Este é o título de post mais logo já feito na história da humanidade. Não é o post que é grande, é o título! (Onde se lê logo, deveria ler-se longo)

Sou só eu ou ultimamente tudo em que toco me devolve uma enorme descarga eléctrica? Há alturas do ano em que a electricidade estática se faz sentir mais e estamos, sem dúvida, a passar por uma dessas alturas. Comecei por sentir isto no carro, ao sair e ao entrar sentia descargas que parecia que estava a pôr os dedos numa tomada. Mas isso costuma ser normal. Agora começar a apanhar choques nas torneiras da minha casa é onde eu traço o limite do exagero.

O nome que se dá a este tipo de electricidade é que me parece um pouco parvo. Electricidade estática. Estática significa que não se mexe. De facto, quem inventou este nome nunca deve ter apanhado um destes choques ou veria a quantidade de movimento envolvido numa descarga. Não só a electricidade passa do local onde estava para o nosso corpo, como ainda movimentamos a mão com uma velocidade tal que faz o superhomem parecer uma tartaruga. Para mim isto deveria chamar-se electricidade cinética.

Parece que já ouvi dizer que este tipo de fenómenos se dá mais quando o tempo está húmido, para mim isto é controlado por Deus. Ele deve ter um botão onde pode controlar a intensidade da corrente e aumenta-a quando está descontente com a humanidade. Isto tem aumentado em Portugal nos últimos dias devido ao debate sobre o aborto. Todos sabemos que Deus é a favor do aborto e ele está farto desta palhaçada dos debates. Ok, senhor Deus, já percebemos que anda em campanha, mas podia baixar um pouco a amperagem?

Penso que a humanidade poderia usar isto em seu favor. Temos andado com falta de recursos energéticos e irritar Deus não me parece assim tão difícil. Se fossemos espertos construiríamos milhares de centrais de recolha de electricidade estática, electricidade essa que poderia ser usada para alimentar cidades. Para quem não sabe estas centrais baseiam-se nuns cabos que vão tocando e deixando de tocar na superfície de um carro. Assim a electricidade passa por eles indo depois carregar umas baterias. Isto pode-se aplicar a partir do dia de hoje, basta quem tiver um stand de automóveis começar a reunir energia.