terça-feira, junho 13, 2006

Santa festa

Tenho por hábito ir à festa dos santos populares em Lisboa. Não para exaltar qualquer tipo de culto ao Santo António, ou a qualquer outro santo, mas sim pela cerveja. Álcool para esquecer as amarguras da minha vida...não, é mesmo porque gosto de cerveja. Para além deste "néctar de cevada" (como eu gosto de chamar), é típico desta festa os manjericos e as sardinhas assadas. Eu ainda estou para perceber a relação entre o manjerico e a sardinha assada com o Santo António, bem como a própria relação manjerico-sardinha assada. Na minha opinião, para além de pregar a palavra de Cristo (e que grande palavra!), o Santo António assava sardinhas nas grandes festas do seu convento e ainda tratava da horta na qual plantava manjericos. Nos entretantos bebia muita cerveja com os seus compinchas.
É uma explicação possível, mas tenho ainda uma outra para estas esquisitas relações. As pessoas, de início, enganaram-se, e pensaram que o outro António, dito Padre António Vieira, com o "Sermão do Santo António aos peixes" referia-se a uma receita de como bem assar sardinhas. Concluiram que estavam redondamente enganadas já que é um guia de jardinagem, tratando especificamente de como tratar e cuidar de um manjerico. (Eu sei que um nasceu cerca de 400 anos depois do outro morrer, estava só a tentar fazer uma piada. Pelos vistos resultou numa tentativa frustrada).

Ainda não referi o expoente máximo da festa. Algo que me intriga ainda mais que os manjericos e as sardinhas assadas. Sou até capaz de ficar a pensar nisso dois minutos seguidos. É a expressão máxima do "nosso amor" pelos santos. Uma data de pessoas vestidas com cores berrantes, diria mesmo roupas foleiras, desfilam, cantam, dançam e ainda levam uns arcos esquisitos ou que raio é aquilo. Quem não conhece poderia pensar, e com toda a razão, que estou a escrever sobre uma parada gay. Mas não, é algo muito melhor, é a marcha popular.

Continuo a gostar da festa.

Saudações.

1 Comments:

At 12:33, Blogger André said...

Eu até te podia explicar porque é que no Sto. António há sardinhas e manjericos... Se eu soubesse com toda a certeza que te explicaria.

Como não sei, resta-me dizer que me parece que tu vais lá, não para beber a tal cerveja, mas sim para observares, e talvez sonhares em participar, nessa tal parada gay. Também queres ser um dos noivos de Sto. António?

Realmente a piada do sermão não resultou assim muito bem, fica para a próxima!

P.S. - Já não era sem tempo...

 

Enviar um comentário

<< Home