quinta-feira, março 09, 2006

Memoirs of a infância

Ai!, que belos eram os tempos da minha infância… Tempos em que eu não era encaixado dentro dos grupos de pessoas, sendo um dos tais incatalogáveis, mas em que a minha vida rodava à volta de se iria comer um bollycao, um pão com tulicreme, uma goma, ou uma outra guloseima, sem preocupações...

Poderá haver guloseimas mais artificiais do que as comemos em putos? O bollycao é um pão que em vez de farinha é usado fermento puro, que é depois recheado com toneladas de chocolate. Um bolo destes era o suficiente para nos dar energia para um mês de trabalho, considerando a nossa estatura naqueles tempos. Para adultos a dose recomendada é um bolicao de 15 em 15 dias. Só para terem uma ideia há agora bollycaos light e com suplementos de leite. Três palavras para quem come isso: Me ni nos (literalmente...).

Temos também as gomas, das quais eu nunca fui fervoroso adepto. Não creio que seja saudável comer algo que se parece com uma gelatina e que nem eu, nem os industriais especializados na área fazem a ideia de como se forma. ‘Tá certo que sabem que têm de juntar um número de ingredientes, mas tal foi descoberto por tentativa e erro. Se bem me parece, nalgumas das experiências, deve ter sido utilizada inclusivamente borracha de pneu usado, mas tal não resultou, sendo substituída por cortiça de sobreiro.

Para além disso aparentam formas muito estranhas, temos as que se parecem com amoras ou bananas, que até poderão ser aceitáveis. Mas gomas em forma de ovo estrelado? Qual poderá ser a vantagem? O ovo estrelado é talvez o oposto gastronómico da goma. A goma é doce, o ovo estrelado é salgado. É verdade que ambos têm uma consistência estranha, mas isso não me faz querer comer uma goma em forma de fezes, que também me parece ter uma consistência estranha.
Quando digo doce isso nem sempre é verdade. Há umas gomas de maçã, dessa nobre marca que é o Lidl, que são tão ácidas quanto o nosso suco gástrico. São coisas a atirar para um pH entre 0 e 0,1, que quando comemos nos fazem verter uma ou outra lágrima. Se quiser chorar peço a alguém para me aviar uma valente marretada no alto da pinha, nunca me vou por comer gomas.

Os doces que comíamos na infância serão, num futuro próximo, proibidos pela União Europeia, por serem considerados lixo tóxico e radioactivo, mas mesmo assim eu continuarei a querer comer rebuçados bola de neve e pastilhas Super Gorila.

1 Comments:

At 23:51, Anonymous Anónimo said...

criticar as gomas...enfim...deixa m k t diga que o pior periodo da minha vida foi knd usava aparelho e comer gomas era tarefa praticamente impossivel e knd feita com sucesso a grelha do meu cadillac ficava xeio d residuos industriais.agora vou dormir, axo eu.

 

Enviar um comentário

<< Home