segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Velas e aniversários e coisas mais

Qual é a razão de que depois de se cantarem os parabéns, se existirem crianças na festa, se ter de repetir toda a canção para a senhora dona criança apagar as velas? Quando escrevo criança, refiro-me a pessoas com menos de 20 anos, porque por vezes eu próprio gosto de voltar a apagar as velas, mesmo quando não é o meu aniversário.
Agora a sério qual é o fascínio por parte da criança? Aposto que ela não sabe que de cada ano que faz (cada vela que apaga) está mais perto de vestir um sobretudo de pinho (mais uma vez adverto que um sobretudo de pinho não é algo que nos protege do frio e da chuva feito de madeira! é apenas uma maneira suave de dizer morte). O que explica porque é que actualmente a esperança de vida é maior do que há alguns anos.
Actualmente existem velas com números impressos, o que implica que cada pessoa ao longo da sua vida apague menos velas. Antigamente quando uma pessoa fazia 30 anos, apagavam-se 30 velas, o que lhe tirava imediatamente uma carrada de meses de vida. Esta minha teoria explica também o facto de as pessoas que nascem a 29 de Fevereiro viverem o mesmo tempo que o resto das pessoas, apesar de fazerem anos apenas de 4 em 4 anos, elas celebram os seus anos todos os anos no dia 28 de Fevereiro ou 1 de Março. Perdendo toda a possibilidade de viver 4 vezes mais do que uma pessoa "vulgar". Apenas me ocorre uma palavra para essas pessoas que é, estúpidos.

Por isso actualmente já não celebro o meu aniversário com uma canção de parabéns seguida de apagar as velas, mas com 5 voltas em torno de uma mesa cantando esse êxito da cantiga portuguesa que é "Favas com chouriço", do gigantesco, enorme, José Cid. "...não sei viver sem ti amor, não sei o que fazer. Faz-me favas com chouriço, o meu prato..." tenho de parar que ainda não faço anos.

Ai as crianças, as crianças... São tão bonitas as crianças... quando estão a dormir!