domingo, novembro 06, 2005

Pirataria no séc. XXI

Aos que pensavam que a pirataria neste século em que vivemos se limitava à copia de uns cd's e dvd's eis que o povo somálio nos vem surpreender.
A notícia diz que "Um cruzeiro de luxo foi atacado por piratas, ao largo da Somália. A embarcação encontrava-se 160 quilómetros a este do país africano, quando o ataque aconteceu. Estavam 300 passageiros a bordo.", in Sic Online.
Três perguntas se impõem:
-Este grupo de piratas estava a ser comandado por um capitão que em vez de uma mão tem um gancho? O ataque deve ter sido feito através de cordas lançadas de outro barco onde seguiam piratas pendurados, um belo espectáculo "a la sec. XV".
-Quando chegassem a bordo (porque ao que consta a invasão não foi bem sucedida) esperavam tomar o barco com uma luta de espadas? Já estou a ver os passageiros a cairem ao rio por perderem a luta e serem comidos por tubarões. Será que a invasão não se deu porque este era um barco que transportava as selecções de esgrima de vários países que se dirigiam para um torneio?
-O que mais me intriga é o que estes piratas fariam com um enorme navio? Esperavam escondê-lo num beco onde ninguém o visse, ou simplesmente dentro do bolso? Piratas que me estão a ler, aquilo é uma coisa que não dá para esconder dentro de um casaco e que ainda precisava de combustível para se movimentar.
A frase nesta notícia que mais me incomoda é "Situações semelhantes de ataques de piratas são cada vez mais comuns, nesta região.". Será que qualquer dia, quais pistoleiros do oeste, nos iremos defrontar em plena avenida da república num duelo? Já estou a ver o fardo de palha a passar no meio da estrada e dois cavalheiros costas com costas a contarem 10 passos.