domingo, novembro 27, 2005

O belo som da mó

Quem não reconhece o tradicional som produzido por aqueles indivíduos que afiam facas e afins com a sua mó (os amoladores) quando passam? É uma verdadeira melodia. Quando era mais pequeno, assustava-me a sério com o som, não sabia donde provinha tal coisa, era o Demo. Porém, quando me disseram quem produzia tais sons, exclamei "Ahhh, afinal não é uma seita organizada em 3 células no Porto e 4 em Lisboa com o objectivo de explodir com a Loja da Dona Gertrudes na Covilhã!". Fiquei, pois claro, muito mais descansado. Mas é verdade, eu assustava-me mesmo cada vez que ouvia tal sonoridade, era um puto assustadiço pronto.

Um fenómeno curioso é que, apesar de saber que é o amolador que faz o som, acho que vislumbrei esta figura apenas uma vez ou assim, nem me lembro bem. Pois é, nós sabemos que eles andam por ali porque a melodia se espalha largamente, mas encontrá-los é o cargo dos trabalhos. Parece assim uma coisa mística, uma figura omnipresente, está em todo o lado ao mesmo tempo. Uma identidade divina. Há algum tempo atrás, tinha até pensado em organizar uma busca intensiva com uns amigos. Preparavam-se umas mochilas com lanternas, provisões, etc., e aquando do primeiro som do amolador, arrancavámos à sua procura. Mas depois fiz 19 anos e passou-me essa ideia infantil.

Eles deviam parar com aquele som e comprar um megafone. Assim as pessoas já podiam saber onde eles andavam, eles iam grintando a rua pela qual estavam a passar, muito mais prático. Às vezes estou em casa, ouço o amolador e penso " Epá, tenho ali uma faca que está mesmo a precisar de ser afiada, mas com mil raios e curiscos que este gajo vai ser difícil de encontrar!", e desisto da ideia. E já agora, além de dizerem a rua onde estavam podiam dar informações acerca do tempo e afins, muito útil.

Quem é que ainda afia as facas e afins nestes amoladores? Vão a correr pelas ruas com as lâminas à procura deles? Deve ser pessoal mesmo "old school".

Chegou a altura da subtil crítica social (oops). Qualquer dia (e não quero dar ideias) uma editora pega neste som tradicional dos amoladores, faz um remix e aposto que chega a 1º lugar no top português (senão mundial!). Depois, é ver o pessoal fashion a dançar em frente ao amolador cada vez que ele passa e o pessoal do tuning a afiar facas com uma mó com luzes néon azul dentro do carro.

Em todo o caso, é uma tradição engraçada. Não sei se vai durar muito, mas desejo boa sorte para todos os amoladores espalhados por Portugal.

Saudações.

2 Comments:

At 22:47, Blogger Area said...

Eu ainda gostava de saber como o raio conseguem fazer eles aquele som... será algum tipo de flauta? De madeira, ou metal?
Outra questão que me atormenta: é impressão minha ou todos eles tocam a mesma música? Será o "Hino Oficial do Amolador"?? Ou um grande hit entre eles que pegou?

Nevertheless, eu quando era mais pequena achava esse som absolutamente mágico... é ou não é arrepiante ouvi-lo trazido pelo vento? Isso e assobios que não se sabe de onde vêm.

Mas a verdade é que hoje em dia o pessoal não está para se maçar em sair de casa só para afiar uma faca, basta comprar outra. E é com muita pena minha que vou ouvindo esse som extinguir-se...

 
At 23:38, Anonymous Anónimo said...

se é o que tou a pensar.... é muito mais giro (pelo menos era quando eu era miudo) ver o amolador a trabalhar. meu pai na "oficina" da minha casa antiga tinha um manual que afiava instrumentos de alguma prática que não me tou a lembrar o nome, mas daqueles gajos (à 7 anos na expo eram pretos, agora são ucranianos) que trabalham nas obras e fazem os acabamentos bla bla bla. Ficava fascinadissimo ao ver aquelas faíscas a sair dali... era como magia, mas pronto... depois de descobrir que pedra do isqueiro faz isso E melhor acho que não iria ficar fascinado, mas sim surdo do zumbido....

 

Enviar um comentário

<< Home