sexta-feira, fevereiro 15, 2008

O outro lado...

Perdi algum tempo do meu dia de hoje a pensar nos gestos que fazemos com os dedos. Já não falo na imitação do órgão sexual masculino pelo simples levantar do dedo médio da mão. Falo de outros mais estranhos como o "fixe" com o polegar esticado ou os dedos indicador e médio cruzados, em forma de figa, como que a dizer que estamos a mentir, ou mesmo para nos dar sorte.

Como é que surgiram estes gestos? Como é que um mesmo símbolo como as figas podem indicar sorte e mentira ao mesmo tempo? Pior do que isso é quem é que decide se o que estamos a pedir é sorte ou se estamos a mentir? Por exemplo quando o nosso clube de futebol está prestes a marcar um penálti, nós cruzamos os dedos e dizemos "Espero que ele marque!". Quem vê isto de fora pode não saber exactamente o que queremos. Queremos sorte ou estamos só a mentir e por isso fazemos as figas? Deve ser por isso que há tantos penáltis a serem falhados...

Há mais simbologia parva! Quem é que daqui nunca chegou ao pé de uma criança e deslizando o nariz do petiz entre os seus dedos indicador e médio, e substituindo o espaço ocupado com o polegar, disse "Arranquei-te o nariz!"? Alguma vez o polegar enfiado entre os dois dedos se parece com um nariz? Não! Se quisermos ser correctos na verdade aquilo que se vê na mão seria a parte de trás do nariz e eu não ponho as minhas mãos no fogo dizendo que a parte de trás de um nariz não é assim. Não sei. Nunca vi nenhuma. Ainda assim aquilo continua a não me parecer um nariz. Essa simbologia parece-me tanto um nariz como tocar com a ponta do meu indicador da mão esquerda na ponta do dedo anelar da mão direita parece um pinguim a caçar um sargo.

E os senhores dos símbolos? Aqueles que passam os telejornais da RTP2 a tentar distrair-nos fazendo palhaçadas no canto do ecrã? O que é que eles estão a querer dizer? Eu não conheço assim tantos símbolos com as mãos. Consigo fazer um fixe, um pénis, a parte de trás de um nariz, um telefone, um par de chifres, mas de resto aquela gesticulação toda não percebo o que significa. Para mim aquilo é capaz de ser princípio de epilepsia, se calhar alguém devia ir lá ver se está tudo bem com estes senhores...

3 Comments:

At 04:02, Blogger _JaM_ said...

Então e não sabes o símbolo e movimento da força dos jedis?!! Não sei se poderá estar relacionado com alguma coisa mas fica aqui.

Sudações.

 
At 04:04, Blogger _JaM_ said...

Errata: Sudações = Saudações

Porém, fica realmente engraçado mandar grandes actos de suar para as pessoas.

 
At 04:04, Blogger _JaM_ said...

Coiso

 

Enviar um comentário

<< Home