segunda-feira, outubro 23, 2006

Idas ao estrangeiro

Segundo a última contagem já visitei neste momento 203 países! Esta contagem tem por base o número de t-shirts, camisolas, bonés, canecas e toda uma panóplia de "recuerdos" trazidos por pessoas que visitam outros países e insistem em trazer-me adereços com referências às nações visitadas.

Mesmo que eu nunca tivesse abandonado solo português decerto que conseguiria iludir as pessoas e ser rotulado como viajante. Parece-me que as pessoas oferecem estes adereços só para fazer inveja. No fundo eles estão numa praia paradisíaca a descansar e pensam "Olha lá! As fotos não chegam para provar que viemos ao Hawai, poderiam muito bem ter sido tiradas ali na zona da Costa da Caparica... Temos de levar umas t-shirts para a malta a dizer Hawai! Só assim conseguimos fazer ver àquela malta que apanhámos um avião e não um cacilheiro!"

Quando alguém se quer exibir e mostrar que definitivamente andou pelo estrangeiro são as t-shirts do Hardrock Café que o provam. Existem centenas de Hardrock's em todo o mundo, temos um em Portugal. Os Hardrock's consistem basicamente todos no mesmo, cafés com instrumentos musicais pendurados nas paredes e uma comida que sabe a plástico. Ainda assim as pessoas insistem que o Hardrock de um país é algo digno de se ir ver e de se perder algum tempo lá. Nem que esse tempo perdido seja apenas na fila da loja para comprar uma camisola branca, igual às dezenas que já temos lá em casa mas que desta vez diz London em vez de qualquer outra cidade que tenhamos visitado antes. Meus amigos, eu vou-vos contar um segredo: Aquilo dá para fazer numa casa de estampagens. De outra forma como acham que era possível eu ter uma camisola do Hardrock a dizer Buraca?

No regresso das viagens também me irrita a quantidade de fotografias que somos obrigados a ver. Pessoal já percebemos que aquilo tinha palmeiras, areia e água! É necessário mostrarem-nos 500 fotografias disso mesmo? Sugiro que quando mostrarem fotografias de férias aos amigos selecionem um grupo de 20 fotografias no máximo e guardem as restantes 480 para vocês se recordarem de todos os minutos da viagem. Eu quero apenas ver se aquilo tinha a água azul e se valerá a pena ir lá numa próxima oportunidade, não preciso que me mostrem como eram todas as pedras da calçada - apesar de isso poder ter interesse para um calceteiro; mas nesse caso sugiro que escolham grupos de fotografias diferentes consoante as pessoas a quem estão a mostrar. Para um carpinteiro se calhar saber a cor do quarto do hotel até pode ser interessante. Já estou a ver que da próxima vez que alguém me mostrar fotografias da sua última viagem vou ver 20 fotografias de comprimidos, cápsulas e xaropes... Por mim tudo bem, desde que não sejam as 500 fotografias habituais, fico feliz!