sábado, dezembro 02, 2006

O que é que hei-de escrever no título? A felicidade do Natal?

Está a chegar a minha altura preferida do ano! Não é o natal... É o regresso da Leopoldina! E também dos Ferrero Rocher que tinham sido retirados na altura do verão para não perderem as suas qualidades. Gosto de pensar que a leopoldina também se retira no verão para que não derreta.

A Leopoldina é uma figura mítica da minha geração. Não me recordo em que ano ela apareceu pela primeira vez, mas lembro-me que no primeiro natal em que surgiu eu fiquei maravilhado. Estava ali a mais bonita avestruz amarela que eu alguma vez tinha visto, é verdade que eu até à data nunca tinha visto muitas avestruzes, muito menos amarelas e ainda menos a cantarem "Bem vindos ao mundo encantado dos brinque...".

Ai a música... Que obra tão demoníaca. Actualmente já não há muitas pessoas a cantarolarem-na por aí, mas tenho a certeza de que se alguém começar a entoar "Bem vindos ao mundo encantado" alguém continuará até ao fim da cantiga. No ano em que a música começou lembro-me que passávamos praticamente todos os intervalos a cantar a música. Eu e mais um grupo de raparigas, porque os rapazes aproveitavam para ir dar uns remates na bola. Não me comecem a rotular de homossexual, eu na altura ponderei "O que é que me fará mais másculo no futuro? A bolinha, fofinha e redondinha? Ou uma canção radical e à maneira como a da Leopoldina?". Como eu estava tão errado... Se eu soubesse, na altura, tinha era ido pentear umas bonecas, ali com uma escova, à homem! Como? Não é másculo? Porque é que dizem que não é? Não me venham com tretas, há por aí tanto cabeleireiro é porque é uma coisa máscula, não?

Hoje as marcas tentam a todo o custo inventar um boneco que tenha tanto sucesso quanto a Leopoldina. Veja-se o dinossauro azul e amarelo dos danoninhos. Onde é que eles foram buscar a ideia? O pensamento deles deve ter sido mais ou menos este:

Publicitário 1: Precisamos de criar uma coisa que as crianças gostem!
Publicitário 2: E se usarmos a Leopoldina? As crianças devem estar com saudades dela, ela só aparece no natal... Durante os outros meses usávamo-la nós!
Publicitário 3: Esperem lá que tenho de ir à casa de banho. Comi uma feijoada ao almoço que não me caiu nada bem...
Publicitário 1: Vai lá... (Publicitário 3 sai de cena) Não podemos usar a Leopoldina, essa é do Continente.
Publicitário 2: Leopoldina... Lepolda... Dina... Dino! Porque não um utilizamos um carro estampado contra uma árvore? Ou um dinossauro? Amarelo como a Leopoldina!
Publicitário 1: Epah que ideia genial!
Publicitário 3: (Gritando de fora do palco) Alguém sabe onde é que está o papel higiénico?

Nunca ninguém chegará aos calcanhares da Leopoldina, especialmente porque ela voa e os calcanhares ficam a uma altura demasiado elevada para alguém chegar lá... Agora todos "Bem vindos ao mundo encantado dos brinquedos onde há reis, princesas, dragões!"