segunda-feira, setembro 12, 2005

O hospitaleiro sotaque alentejano...

Estive há uns dias no alentejo, mais especificamente em Vila Viçosa e, a convite de uma amiga alentejana, fui a uma festa anual desta vila, a festa dos Capuchos, que tem uma base religiosa, relacionada, penso eu, com a ordem dos Capuchos. Superou largamente as minhas expectativas, a noite de sexta e sábado foram em grande. Queria sublinhar que, provavelmente não foi a festa em si (espaço, bandas, música, etc.) que me convenceu, foram sim as pessoas. Esta minha colega apresentou-me muitas pessoas (quase toda a camada jovem da Vila e de Borba), epá e este pessoal é 5 estrelas. Quero deixar aqui no blog a minha convicção de que os alentejanos são os mais hospitaleiros e mais divertidos, deixam-nos completamente à vontade!!! (Apesar de muita gente dizer que o pessoal do Norte é que é muito hospitaleiro, etc... e são, mas os alentejanos, para mim, são o auge, pelo menos naquela zona). Porém, tenho um dúvida, será que eles só estavam assim porque quando estava com eles estávamos sempre bêbados??? =D Não, acho que não.
Nada de maus ambientes nem de merdices que muitas vezes testemunho (em Lisboa, minha terra!) quando, por vezes, saio com grupos que não conheço, que se "fecham" completamente (devem ter alguma fobia...) e não deixam ninguém "entrar", e eu que até sou uma pessoa que socializa... Para terminar, aconselho a todos a irem a Vila Viçosa que é uma belíssima terra, com belíssima gente e se possível na altura da festa dos Capuchos.

PS: Não este blog não se tornou num roteiro de festas!

3 Comments:

At 16:04, Anonymous Anónimo said...

Alentejanos?! Nortenhos?! Lisboetas?! Entao e os ALGARVIOS pah?! Hein? Hein? Parece-me que essas ferias na rocha tem que ser desviadas mais pra sotavento!! Aproveito pa esclarecer que apesar de sermos invadidos todos os anos, a nossa boa disposição e simpatia esta de boa saúde e recomenda-se! :P

 
At 17:52, Anonymous Anónimo said...

aqui vou eu estrear-me a comentar um post do meu amigo _JAM_! =) pois é, e já que estamos numa de globalização (post seguinte =p) eu acho mm que Portugal é, no seu todo, um país mt hospitaleiro... com alguns se nãos, mas sempre hospitaleiro! ora reparem na qtt enormíssima de estrangeiros que nos vêm re/visitar anos após ano! agora o se não, como a galinha do vizinho é sempre melhor que a nossa, todos os portuguses que atendem o público, são mt mais atenciosos com os estrangeiros do que com os nativos, será que o dinheiro deles é melhor que o nosso?!
Na minha opinião, na grd maioria dos casos, os portugueses tendem a ser mais simpáticos com pessoas "que passam de visita" do que com as próprias pessoas da terra?!? sérá influÊncia de uma célebre frase de um grande escritor português?!
«Há coisas que não dizes ao teu melhor amigo
Há coisas que não dizes à tua mulher
Mas que dizes a um companheiro momÊntaneo na viagem de comboio.» Eça de Queirós

Será por isto _JAM_ que os lisboetas arranjam sempre os tais ditos stresses nocturnos com os próprios lisboetas?! será por isso que qdo vamos À noite de coimbra, porto, festinhas das aldeias transmontanas e alentejanas nos recebem tão bem?! aqui fica a questão no ar... mexam esses dedinhos e respondam! =)

Povo Kassabianense pensem na célebre frase aqui deixada e venham a Portugal!! Convosco seremos de certo mt hospitaleiros... ai as minhas crises de humor! vão se habituando a elas...
**PharmaChica**

 
At 18:27, Anonymous Anónimo said...

hummm... bom ponto de vista joana, e com o Eça por trás a apoiar-te torna-se muito difícil criticar essa tua ideia =D. Eu referi-me a lisboa porque é onde vivo e passo mais tempo, mas já falei com pessoal do norte também e, esses não são da minha terra, portanto como vais utilizar agora essa tua teoria? =P Claro que existe pessoas antipáticas e simpáticas em todo lado, eu fiz foi uma genéralizção com base nas minhas experiências (que não são muito vastas) e antes que digas alguma coisa sobre generalizações deixo-te: "Todas as generalizações são abusadoras incluíndo esta" por alguém que não me lembro do nome. Tomei até como ponto de comparação os santos populares em lisboa com esta festinha em Vila Viçosa, e achei as pessoas que me iam apresentando bem mais porreiras do que as que me apresentam nos "tais" grupos em lisboa, além do que acho que em lsiboa existe em muito lado, o síndrome do "elitismo estúpido" mas ok... Bom para terminar, só quero dizer que fui bem recebido, e não sei se posso dizer isso de todas as terrinhas que já fui (isto relacionado com a tua teoria das visitas a terrinhas), e pensa bem tu foste sp bem recebida? Já agora, eu não estava bem de visita à terra, estava de visita à minha avó porque esse lado da minha família é de lá ;) (outra vez, subtil contradição à tua ideia das visitas). Portanto eu já conhecia esta hospitalidade alentejana ;)

 

Enviar um comentário

<< Home